Qual é a causa que inspira você?

Por Paulo R. Käfer*

Imagine o seu prato predileto. Já pensou se ele não tivesse os temperos que dão aquele gosto saboroso, todo especial e aquele aroma inconfundível?  Seria o seu prato predileto?

A vida é maravilhosa por si só, mas para ficar ainda melhor e mais intensa, é interessante colocar um pouco de “tempero” em nosso cotidiano. Um tempero que eu acho absolutamente indispensável para saborearmos mais a existência é ter uma causa que nos inspire!

A diretriz perfeita para uma vida incomum

Você já percebeu que existem pessoas que possuem intenso brilho no olhar, transmitem confiança com sua presença marcante e suas palavras parecem vir diretamente do coração? Indivíduos que exalam entusiasmo e realizam suas atividades com dedicação? Acredito que essas pessoas possuem uma causa inspiradora por trás das suas ações.

Pense nos seres humanos geniais que fizeram a diferença na vida das pessoas e ficaram conhecidos por suas extraordinárias realizações. Com certeza, eles tinham uma causa que os inspirava, um motivo elevado que os impulsionava à ação positiva. Um ímpeto que os moveu a realizar o inédito, dar o seu melhor, a questionar os status quo e deixar sua marca no mundo em alto estilo. Por isso deixaram um legado para outras gerações e acabaram tornando-se lendas.

Depois que a gente entende qual é nossa causa, nossa vida se transforma. Quando definimos um propósito significativo para nossa existência, nenhum instante é banal e nenhuma experiência é em vão. De acordo com Mark Twain: “Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”.

E você? Já descobriu por que e para que acorda todos os dias? O que impulsiona você? Você tem uma causa inspiradora?

Desprovidos de uma causa que faça nosso coração vibrar, corremos o risco de tornar nossa existência um tanto quanto entediante e não raro, sem sentido. Ao contrário, ter uma causa inspiradora é a diretriz perfeita para uma vida incomum, extraordinária e fora de série. Um propósito inspirador tempera a vida e aquece o coração.

Pensando bem, é praticamente impossível, alguém que possui uma causa inspiradora, andar por aí, sem vontade, apático, desmotivado, cabisbaixo, criticando o cenário ou transmitindo suas amarguras ao vento. Não dá para imaginar. Quem tem motivos, está motivado!

Resiliência e Performance

E mais: ter uma causa suficientemente inspiradora ajuda qualquer um a superar mais facilmente os desafios, ter mais resiliência e contornar com maestria os obstáculos. Quando acreditamos em algo maior que nós mesmos, não desanimamos tão facilmente. Nas palavras de Nietzsche: “Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como”. Você tem um “porquê” que o faz pular da cama e provocar mudanças positivas no mundo?

E quem sabe… Ter um motivo inspirador pode potencializar ao máximo, nossos talentos. Nossa performance nas várias atividades que exercemos pode aumentar porque não estamos usando somente a mente. Com uma causa inspiradora, usamos também o coração! Assim nos entregamos mais ao que nos propomos, porque tem mais sentido para a gente.

Reverberação

Mas é importante sublinhar: uma causa inspiradora precisa reverberar positivamente e gerar um impacto surpreendente no sistema. Ou seja, precisa ser boa para o mundo e não apenas para o indivíduo. Por exemplo: incentivo à leitura certamente é uma boa causa, bem como ajudar as pessoas a ampliarem a consciência de si mesmas e do seu entorno, passar pelos lugares e deixá-los melhores, divertir as pessoas, compartilhar conhecimento de qualidade, cuidar da natureza ou simplesmente dar o seu melhor todos os dias. Acho que a causa para ser sustentável precisa ter uma pegada consciente e ajudar o mundo a funcionar melhor.

Minhas leituras, reflexões e experiências já me mostraram que se quisermos ser felizes, temos que considerar a felicidade dos outros. Quer ser feliz? Pense na felicidade dos outros. Quer ser infeliz? Pense apenas na sua felicidade.

A resposta está dentro

Mas como descobrir nossa causa inspiradora? Praticamente todas as respostas estão dentro da gente. É incrível como procuramos por elas fora de nós mesmos. Mas felizmente, com o tempo a gente vai aprendendo a aperfeiçoar nosso diálogo interior e tudo vai ficando mais nítido, mais claro e com muito mais significado. Se estivermos dispostos a olhar um pouco para dentro, e embarcar numa reflexão profunda sobre o nosso papel no mundo, nossa causa inspiradora emergirá.

Mas por onde começar essa conversa interna? Todos nós temos um talento, um dom ou alguma habilidade, certo? O mundo precisa dar uma melhorada não é mesmo? Se conseguirmos colocar nossos talentos e habilidades em prol de um mundo melhor, é muito provável que a gente se sinta mais inspirado. Felicidade, realização e paz de espírito são apenas consequências.

Paz na mente, grande abraço e até o próximo texto.



Paulo R. Käfer

Facilitador de Treinamentos Empresariais Sênior, com mais de 10 anos de experiência na área. É Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©  com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.

>>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Facilitador Coach

3 thoughts on “Qual é a causa que inspira você?

  1. Paulo,
    Seus textos são verdadeiramente fantásticos, são inspiração que nos permite, mergulharmos em nós mesmos em busca de respostas, nos proporcionando sempre a reflexão mais nobre, ancorada no conhecimento e sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *