Três passos simples para a realização pessoal

Por Paulo R. Käfer*

O tempo passa. Estamos em 2015. Você sabe como chegamos até aqui tão rápido? Bem… O que importa é ser mega feliz daqui para frente e fazer de cada segundo da nossa vida, um verdadeiro espetáculo.

Podemos construir um amanhã esplendoroso e edificar nossos sonhos mais empolgantes, mas talvez a verdadeira graça esteja na caminhada, nos encontros genuínos, nas boas surpresas, na contemplação da paisagem durante o percurso.

Por falar em percurso, ele só será gratificante se nosso modo de viver e nosso trabalho forem fontes de alegria, aprendizado e principalmente realização pessoal. Do contrário, nada feito.

Pensando nisso, elaborei três passos simples para a realização pessoal. Vamos a eles.

Concentre-se no que é realmente importante!

Cada pessoa ganha um presente. O presente mais precioso que se pode ganhar: a vida. E na prática, vida equivale a tempo. Então usar bem o tempo se torna chave para que nossa vida seja bem vivida.

Compreendendo profundamente isso, precisamos saber o que é realmente importante em nossas vidas. Você sabe?

Guarde bem isso: não é nada inteligente abrir mão do que é significativo e perder tempo com futilidades. Ponha foco no essencial, não no superficial.

Aprendi que ser produtivo não é fazer um monte de coisas. É fazer as coisas certas. Isso envolve estratégia, discernimento e um pouco de disciplina. Pode exigir algum esforço, mas você não está interessado em uma vidinha mais ou menos, eu suponho.

Direcione sua atenção, canalize sua energia e use seu tempo para aquilo que realmente tem importância para você. Estou convicto de que a realização pessoal é, em grande parte, fruto dessa escolha.

Encontre sua determinação!

Às vezes, a diferença entre “chegar lá” e “não foi dessa vez” é muito tênue. Quando não conseguimos alcançar uma meta ou conquistar algo, na maioria das vezes, desistimos perto da “linha de chegada” e nem nos damos conta disso. Faltou um pouco mais de determinação!

Sem uma boa dose de determinação, desculpas, justificativas e senso de vitimização podem começar a pipocar. Quando isso ocorre, o início da frase é quase sempre: estou sem tempo para…

Mas de qualquer forma, sem determinação ninguém chega lá, seja lá onde for. Disse o escritor francês Victor Hugo: “as pessoas não carecem de força, carecem de determinação”.

Para mim, a determinação é como uma mola que nos faz saltar para longe do amadorismo e da mediocridade. Ela nos impulsiona a ir além do que a gente acha que é capaz. Sem ela ficamos girando em círculos e nada acontece. Com ela, entramos na trilha da excelência e da alta performance.

Acredito que determinação é assim: ou você tem ou você não tem. Não creio que exista meio termo. Ela é necessária para avançar na carreira, perder alguns quilinhos extras, manter uma empresa durante uma crise econômica e hoje em dia, até para encontrar um grande amor, a gente precisa dela… E claro, ela é uma grande aliada na conquista da realização pessoal.

O quão determinado você está para conseguir alcançar o que deseja e a ser a melhor pessoa que você pode ser?

Acredite… Você tem uma energia extraordinária e inabalável dentro de você. Ela se chama determinação. Encontre-a!

Cause impacto positivo!

Estamos aqui para ser luz e não trevas. E nossa realização pessoal depende fortemente de nossas ações. Sobretudo das boas e nobres atitudes.

Não precisa ser um gênio para perceber que ações positivas são geradoras de felicidade e paz de espírito. Então é de extrema importância escolher conscientemente nossas ações para que elas gerem bem-estar para nós e para os demais.

Experimente sorrir para as pessoas, escutá-las e ser gentil com elas. Na certa, elas vão devolver a cortesia. Seja amigo da natureza, preserve-a, evite poluir e certamente o ar que você respirará será mais puro.

Assim, uma das melhores formas de cuidar da gente é cuidando das nossas ações. E é possível diante de qualquer situação, aplicarmos uma espécie de filtro, como por exemplo, nos fazendo algumas perguntas norteadoras de ações positivas. É bom para mim? É bom para outros? É bom para o planeta?

Se a resposta for sim para as três perguntas, provavelmente a ação causará impacto positivo no mundo. Ao contrário, Imagine uma resposta negativa para as três perguntas… É melhor recuar, não é mesmo?

Então, para alcançar uma genuína realização pessoal, procure causar impacto positivo por onde passar.

Resumindo… Invista em sua realização pessoal: saiba o que é importante para você, encontre sua determinação e cause impacto positivo no mundo.

Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto!


Paulo R. Käfer

Facilitador de Treinamentos Empresariais Sênior, com mais de 10 anos de experiência na área. É Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©  com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.

>>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Facilitador Coach

Share Button

6 thoughts on “Três passos simples para a realização pessoal

  1. Esse texto nos alerta :
    Concentração : a real energia focada
    Determinação: força e coragem
    Avaliação do impacto: a sua resposta verdadeira com você mesmo
    Resumindo: O caminho para as tuas conquistas
    Adorei Paulo! Parabéns!

  2. Paulo, todos os textos que você escreve são brilhantes, leio todos sempre. Fico admirada com a reflexão que todos causam. Quando você publicar um livro avise-me e comprarei. Parabéns e continue sendo esse ser brilhante de luz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *