3 maneiras de inspirar os treinandos

Por Paulo R. Käfer*

Você pode saber muito sobre um determinado assunto. Você pode ser um expert em planejar detalhadamente um curso ou treinamento. Você pode fazer belos slides com um design espetacular. Você pode ter uma vasta experiência em uma determinada área. Embora tudo isso seja fundamental, você só atingirá o ápice como Facilitador, se conseguir inspirar seus treinandos.

A efetividade de um treinamento só existe na medida em que as pessoas após o evento, possam aplicar na prática o que aprenderam nos dias de curso. É aí que entra a inspiração. Inspiradas, as pessoas agem, mudam as coisas, se engajam em projetos e se comprometem em dar o seu melhor.

1 # Tenha um sonho elevado

Sonhar faz parte da natureza humana. Podemos sonhar quando estamos dormindo e podemos sonhar acordados. É sobre o segundo sonho que me refiro.

Para inspirar alguém, o Instrutor precisa estar inspirado. Um sonho elevado e altruísta pode ser altamente inspirador para quem trabalha com desenvolvimento humano. Qual é o seu sonho? Uma educação mais transformadora e menos informativa? Ver uma cultura de paz se instalando nos quatro cantos do mundo? Que a intolerância seja erradicada da face da terra? Um mundo mais humano? Que as relações sejam mediadas pela evolução e não por interesses?

Os sonhos elevados que nutrimos nos empurram para frente e nos fornecem energia para dar o nosso melhor. Além de sonhar, é importante engajar-se na concretização do próprio sonho, nem que seja aos poucos. Mudar o mundo para melhor com treinamentos empresariais e contribuir de maneira significativa para que Instrutores consigam alcançar bons resultados com alta performance são alguns dos meus sonhos ligados à área de Treinamento e Desenvolvimento. O sonho me inspira e quando consigo, mesmo em pequena escala, torná-lo realidade fico mais inspirado ainda a continuar, apesar dos desafios.

Além disso, quando as pessoas relatam que foi muito importante para suas carreiras e para suas vidas terem participado de algum de nossos treinamentos ou que estão aplicando o que aprenderam e obtendo sucesso, fico muito empolgado.

Quando inspiramos as pessoas, elas nos inspiram de volta. E um sonho elevado pode catalisar isso. E então: qual é o sonho que move você?

2 # Fale com convicção

Há uma diferença gritante entre falar, produzir sons e tocar o coração das pessoas com palavras e gestos. E não dá para inspirar ninguém sem uma fala convincente. Quem fica inspirado com abordagens “mornas” e falas hesitantes?

Para falar com convicção, o Multiplicador precisa acreditar profundamente naquilo que está dizendo. Além disso ele deve demonstrar que possui conhecimento e vivência prática em relação ao assunto que ele está abordando.

A convicção é gerada também na medida em que o Instrutor sabe qual é o seu propósito e compreende nitidamente o seu papel no contexto do treinamento que está conduzindo. Esse entendimento fornece segurança e impulsiona a fala convincente.

3 # Seja um líder de verdade

Quer inspirar seus treinandos? Fale como um líder. Caminhe como um líder. Aja como um líder. E principalmente, seja um líder de verdade.

Um aspecto fundamental da liderança no meu entender é liderar a si mesmo. Sem pleno autodomínio ninguém lidera bem. Atrelado a isso, o Treinador Empresarial que é um líder de fato, acima de tudo é um exemplo positivo para seus treinandos. Sua conduta exemplar e sua própria obra, acabam falando mais alto que suas palavras. Essa é a verdadeira fonte de inspiração para os participantes de um curso e não discursos inflados, artificiais e recheados de retóricas vazias.

Dar o exemplo é uma das maneiras mais efetivas de liderar, ensinar e de inspirar. E lembrando: o cargo ou a posição de Instrutor não faz alguém se tornar um líder. Liderar é muito mais do que usar um crachá e estufar o peito. Liderança é uma escolha consciente de melhorar o mundo e inspirar as pessoas a fazer o mesmo.

Espero sinceramente que essas dicas e reflexões ajudem você a inspirar seus treinandos. E que possamos edificar um mundo bem melhor através dos treinamentos empresariais.

Sucesso sempre, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

4 thoughts on “3 maneiras de inspirar os treinandos

  1. Paulo
    Sinta-se empolgado, você me inspirou de verdade, minhas apresentações melhoraram muito o tom de voz, as dinâmicas, as parábolas e encenações, acolhimento. Realmente causou um grande impacto positivo.
    Sucesso sempre
    Luciana Nascimento

  2. Realmente estes passos são fundamentais e preciosos tais recursos. parabéns pelo artigo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *