5 dicas que podem impulsionar o desempenho de Facilitadores e Instrutores de Treinamento

Por Paulo R. Käfer

Por que alguns Instrutores conseguem ter alto desempenho e outros nem tanto?

Qual é a razão subjacente que está por trás da alta performance na condução de treinamentos e apresentações empresariais?

Evidentemente, existem muitos fatores para que um Multiplicador do conhecimento se saia bem, seja bem avaliado, transmita sua mensagem de forma brilhante e transforme vidas para melhor.

Técnicas, métodos e referenciais ajudam. E muito! Mas há algo que vem antes disso e faz uma gigante diferença: a maneira como o Instrutor compreende o mundo e suas motivações.

Nesse sentido, preparei algumas dicas e reflexões que podem ajudar a aumentar o desempenho de Instrutores e Facilitadores.

1 # Tenha uma missão empolgante.

Sem um propósito apaixonante e sem uma missão verdadeiramente empolgante como é possível ser um Instrutor extraordinário e ter um bom desempenho?

Para mim, o bom desempenho está diretamente conectado a uma missão, a um impulso de fazer algo impactante e significativo para as pessoas.

Uma missão ou um propósito elevado nos inspira e nos ajuda a transmitir as ideias com mais entusiasmo. É como se sentíssemos cada palavra que pronunciamos. Inspirados, podemos inspirar. Inspirados, nosso desempenho aumenta.

Então que tal refletir? Qual é a sua missão como Instrutor de Treinamentos?

2 # Confie na sua capacidade.

É difícil ter um desempenho acima da média, se o Instrutor estiver inseguro, preocupado ou com medo de que algo dê errado.

Grande Facilitadores possuem coragem. Isso não significa que eles não sintam medo. Significa que eles encaram seu próprio medo de frente.

5 razões para afastar o hábito da reclamação editadaEles acreditam no seu próprio coração e confiam em si mesmos e no seu propósito. Sim, o propósito fornece autoconfiança e esta é essencial para a performance elevada. Uma coisa está ligada com outra.

Mas não espere ser admirado ou elogiado por outras pessoas para se sentir confiante. Acredite nas suas potencialidades, nos seus talentos e nos seus pontos fortes. Jamais subestime seu poder criativo, suas habilidades e sua riqueza interior.

Afinal de contas, se você não sentir firmeza em você mesmo como Instrutor, quem sentirá?

Amplie sua autoconfiança e seu desempenho será notável. Mas lembre-se: prepare-se muito bem antes de entrar em cena. Isso já minimiza as preocupações. Conheça minuciosamente o conteúdo do seu treinamento e evite improvisar demais. Seja espontâneo, mas saiba claramente a direção que está indo!

Para ficar calmo, relaxado e à vontade, é necessário compreender profundamente o seu tema. Uma boa performance é consequência.

3 # Seja seu próprio treinador.

Como em qualquer área profissional, desafios existem. Seria ingenuidade pressupor o contrário. Por isso é bom estar preparado para os eventuais percalços que surgirem.

Ou seja, o bom desempenho no “palco” começa muitas vezes, fora dele. Mais precisamente na maneira como o Instrutor pensa, nos seus hábitos, modelos mentais e até no seu estilo de vida.

Precisamos ter fé em nosso propósito e não acreditar em pensamentos derrotistas. O que falamos para nós mesmos é muito importante. Manter o otimismo e cultivar uma visão positiva da vida é uma boa pedida.

Não precisamos criar obstáculos onde eles não existem. Para que complicar? Ao invés de ser um oponente para nós mesmos, podemos ser nossos próprios treinadores. Competência é o resultado de muito treino, muito estudo e muita força de vontade. Assim, devemos aproveitar cada oportunidade do cotidiano para melhorar e nos aprimorar.

E se algo não sair como você espera, não perca tempo sentindo pena de si mesmo. Acredite, não resolve nada e pode ter certeza: autopiedade não ajuda a aumentar a performance.

Olhe para o ser maravilhoso que você é e siga em frente com determinação, coragem e serenidade. Assim, nada poderá segurar você.

4 # Pense no seu público.

Instrutores e palestrantes que querem deixar sua marca no mundo não podem ser movidos por interesses egocêntricos.

Quanto mais um Facilitador pensar nele e em seu próprio umbigo, menos pensará na sua plateia. E se ele pensar menos na sua plateia, é quase certo que seu desempenho diminuirá e a conexão com as pessoas também.

Grandes Instrutores possuem um senso altruísta fora do comum. Eles sabem que servir e contribuir são ingredientes indispensáveis para construir uma carreira extraordinária. E quer saber? Quanto mais contribuímos genuinamente como Instrutores, mais prosperamos. Simples assim.

Que tal pensar em maneiras de colaborar para que vidas sejam melhoradas com suas ações e com sua presença, nos treinamentos e fora deles também?

5 # Eleve seus padrões.

Independentemente de você ser um Multiplicador interno (que atua dentro de uma Organização) ou se você já tem sua própria empresa de treinamentos procure elevar seus padrões continuamente. O foco na excelência ajuda na performance e leva ao êxito.

Não se contente em ser mais um Instrutor passando slides e falando de qualquer jeito. Quando entrar em cena, mostre a que veio. Fale com empolgação, mas preservando a serenidade e a clareza mental.

Se você já adquiriu um certo sucesso, evite ficar na zona de conforto. Recicle seu “estoque” de conhecimento. Busque informações atualizadas e relevantes. Quanto mais nos dedicamos, mais resultados conseguimos.

E principalmente: procure criar um conteúdo interessante e uma apresentação dinâmica e original. O que é raro chama a atenção e encanta!

Dá um pouco de trabalho? Claro que sim! Tem que exercer a criatividade? Claro que sim! Mas nenhum esforço é grande demais quando se quer  fazer a diferença e promover mudanças positivas e auspiciosas no mundo. Essa talvez seja a grande métrica para o alto desempenho!

Espero ter contribuído de alguma forma com essas dicas e reflexões. Agradeço sinceramente a sua visita aqui no blog, grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. Tem mais de 11 anos de experiências em treinamentos empresariais e é Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

Mais sobre Paulo.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

Se você quer saber muito mais sobre o assunto e se tornar um Trainer de Alta de Performance...

Você precisa conhecer nossa Formação de Treinadores. Em 3 dias de curso presencial, vamos lhe ensinar o consagrado método dos 4 passos ©, para você criar e realizar seminários, aulas e treinamentos interativos e dinâmicos, que proporcionem excelentes resultados, mais aprendizagem, melhor avaliação e transformação da plateia.

Clique na imagem abaixo e conheça tudo o que você vai aprender no curso!

Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

5 thoughts on “5 dicas que podem impulsionar o desempenho de Facilitadores e Instrutores de Treinamento

  1. Olá Paulo! Gostei muito das suas reflexões. Sou palestrante sobre direitos humanos e inclusão, com foco em pessoas com deficiência, há mais de 10 anos. Durante todo esse tempo, trago comigo justamente esses preceitos e posso dizer que tenho conseguido bons resultados. É muito empolgante perceber que de fato é possível transformar as pessoas para melhor a partir de nossas palavras e exemplo. Um abraço e parabéns pelo blog!

    • Que bom que gostou das reflexões, Flávio.
      Fico muito feliz que você vem alcançado bons resultados com seu trabalho. Parabéns.
      Obrigado pelo comentário e muito sucesso em suas palestras.
      Um abraço.

  2. De fato a arte de transmitir conhecimentos requer muito esforço em se preparar cada dia mais. Se dedicar cada vez mais e se preparar e a alma do negócio. ..

  3. Excelente texto!!! É bem o que penso e busco exercitar. Faço consultoria em restaurante e atuo na qualificação da equipe e operação/serviço. Decidi fazer isso, exatamente, por gostar de capacitar, treinar, instruir pessoas. Acredito que treinar pessoas é querer ajudar o outro em suas dificuldades, é acreditar no seu potencial e desenvolvimento, e quando fazemos isso com amor o resultado será positivo. E cada experiência que vivo aprendo muito com cada pessoa que tenho a oportunidade de conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *