Curso Facilitador Coach©: como tudo começou

Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

Muitas pessoas nos perguntam como começamos a trabalhar com a Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach. Precisaríamos muito mais que um texto para contar. Mas vamos tentar resumir.

Bem… Não foi da noite para o dia. Começamos a atuar com treinamentos em 2004 e o curso foi criado em 2011.

Há uns 6 anos atrás, em 2010, nós (Paulo e Jaqueline), estávamos em um período de muita reflexão: questionamentos sobre a nossa vida e sobre nossa carreira na área de treinamentos empresariais. Lá pelas tantas, nos perguntamos: como podemos contribuir ainda mais para a evolução das pessoas, das empresas e para um mundo melhor?

Tínhamos a pergunta, mas não a resposta. Alguns meses se passaram e chegamos a uma conclusão: iríamos nos dedicar a ajudar Treinadores Empresariais, Instrutores, Palestrantes, Professores, Líderes, Trainers e Facilitadores a realizar treinamentos extraordinários!

Bem… A nossa decisão não foi fácil, pois não sabíamos o que vinha pela frente e não tínhamos ideia se o projeto iria dar certo ou não. Apesar disso, duas palavras simbolizam bem essa nossa fase: foco e determinação!

Foco, para dizer não a muitos projetos que não se alinhavam com esse nosso novo propósito. E determinação porque estávamos dispostos e inspirados a criar uma formação singular que ajudaria as pessoas a conduzir grupos com maestria, de modo leve, dinâmico, interessante, com efetividade e enfatizando mais a transformação do participante do que o repasse de informações.

De certa forma, o curso foi sendo gerado aos poucos, ainda em 2004, quando nasceu a MKAPLUS e começamos a ter experiência nesse fantástico e apaixonante mundo do treinamento e desenvolvimento. Afinal de contas, sem a experiência de centenas de cursos, muitas palestras e muitos projetos de consultoria em empresas, não teria sido possível criar a formação.

Antes do curso Facilitador Coach©, nós tivemos uma série de experiências, que foram fundamentais para nos embasar de vivências práticas. Alguns projetos realizados:

# Programas de Desenvolvimento de Lideranças.

# Condução e mediação de Planejamento Estratégico para empresas de diferentes segmentos.

# Realização de mais de 50 turmas do Seminário Qualidade no Atendimento em Saúde nos anos 2005 a 2009, além de várias turmas do Seminário de Liderança Humanizada. Foram realizadas turmas abertas e turmas in company destinadas a clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde, empresas farmacêuticas e demais Organizações do segmento.

# Realização de Seminários in company para equipes de Vendas com abordagem Consultiva.

# Implementação do Programa 5S com uma abordagem holística e sistêmica para empresas de vários segmentos, bem como Formação de Multiplicadores do Programa.

# Realização do curso Gestão Estratégica em Empresas Farmacêuticas para gestores deste segmento, com foco em Liderança e Planejamento Estratégico.

# Realização de Palestras inspiradoras e dinâmicas com foco em autodesenvolvimento.

Além de todos esses, também realizamos outros projetos, customizados e adequados às necessidades de cada empresa. Foram projetos de consultoria, treinamentos e educação empresarial.

A partir de 2011, com toda essa experiência em criar e desenvolver cursos e palestras para empresas, criamos o curso Formação de Multiplicadores de Treinamento – Facilitador Coach© e passamos a nos dedicar exclusivamente a ajudar profissionais de treinamento a terem alta performance profissional e desenvolverem treinamentos bem acima da média.

Sim! A gente pensou, pensou e pensou e decidiu criar um curso com base nos desafios reais que a gente enfrentou ao realizar treinamentos e lidar com grupos variados.

Esse projeto tem nos permitido compartilhar tudo aquilo que aprendemos na prática. Afinal de contas, tudo que a gente aprende nessa vida, adquire maior significado quando compartilhamos esse conhecimento com as pessoas.

Nesses 5 anos conduzindo o curso Facilitador Coach©, tivemos uma experiência muito enriquecedora. Conhecemos muitas pessoas interessantes, realizamos algumas turmas na modalidade in company em empresas privadas e órgãos públicos, aprendemos muito e ensinamos também!

Realizamos a maior parte das turmas em São Paulo, mas também em outras cidades, como Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Maceió, Florianópolis e Belém do Pará. Atualmente só realizamos turmas abertas em São Paulo.

Hoje já são mais de 800 Facilitadores Coaches formados e 47 turmas realizadas!

O aprendizado foi enorme e a sensação de responsabilidade é cada vez maior, já que muitos treinadores, consultores, coaches, profissionais de recursos humanos, gestores, líderes, palestrantes e professores que participam do nosso curso atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento humano. Imagine quantas pessoas entrarão em contato com nossos treinandos? Centenas e até milhares!

Essa noção de responsabilidade faz com que a gente não aprimore somente o curso, mas principalmente a nós mesmos, continuamente.

Nosso curso talvez não seja para todos os públicos, mas certamente é perfeito para aqueles que querem realmente alcançar a maestria como ser humano e como Facilitador.

Esta é uma formação para aqueles que realmente desejam fazer a diferença na vida das pessoas e mudar o mundo com seus treinamentos, palestras, aulas e reuniões ou influenciar pessoas a irem além do que elas acham que são capazes.

A nossa meta? Chegar a 1000 turmas. Ousadia? Pode ser! Mas as palavrinhas foco e determinação continuam nos acompanhando. Dia após dia!

Somos eternamente gratos aos alunos, parceiros e empresas que acreditaram e continuam acreditando em nossa proposta. Vocês fazem parte da nossa história e sem a confiança que vocês depositaram na gente, não teríamos chegado até aqui e realizado esse sonho.

Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski, Instrutores e idealizadores do curso FACILITADOR COACH © com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.


Share Button

One thought on “Curso Facilitador Coach©: como tudo começou

  1. Agradecer é pouco, para quem passa 3 dias ao lado de uma dupla de mestres e incendeia a tua alma e te cria insights, a ponto de dar partida aos teus novos caminhos!
    Eu entrei com a intuição de seguir um caminho e saí com o pé na estrada.
    Minha autoconfiança e competência se multiplicaram e hoje influencio as pessoas nos meus Treinamentos com o mesmo exemplo que aprendi com Paulo e Jaqueline:
    Grande abraço e beijo no coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar