Multiplicadores de treinamento como facilitadores da aprendizagem

Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski*

Um treinamento empresarial pode ser mais inovador, dinâmico e interessante. E deve! Nós, da MKaPlus, estamos sempre em busca de formas empolgantes, atrativas e inovadoras de realizar treinamentos e proporcionar aprendizado de forma leve, andragógica e interativa. E cá entre nós, quem não quer ser bem avaliado pelos participantes?

Esse desafio, que todos nós que trabalhamos com desenvolvimento humano temos, também é motivo de bons e inteligentes debates no curso de Formação de Multiplicadores com ênfase no Facilitador Coach ©.

Há muitas coisas que podemos fazer para dar uma nova roupagem nas estratégias de aprendizagem. Abaixo, selecionamos três dicas simples, mas efetivas para aplicar em seus treinamentos e obter mais resultados:

1 # De Senhor “sabe-tudo” a Facilitador Coach

Uma das grandes tendências no mundo dos treinamentos empresariais: a mudança na abordagem do Multiplicador como detentor absoluto do conhecimento para a abordagem andragógica de Facilitador Coach, um parceiro que valoriza o que os participantes já sabem ou já conhecem e facilita a promoção de novos insights, ideias e saberes através de perguntas muito bem formuladas.

Afinal de contas, ninguém gosta de “sabichões” que se sentem a última bolacha do pacote conduzindo um treinamento empresarial.

Ao contrário, quando um Facilitador transfere o foco do ensinar e repassar conteúdo para criar mais “situações de aprendizado”, com HUMILDADE genuína, consegue mais adesão e engajamento dos treinandos. E claro, obtém mais resultados com seu treinamento.

2 # Mais práticas e menos discursos

Os exercícios e as atividades estimulam o aprendizado e tornam o treinamento mais dinâmico. Quanto mais práticas, maior o domínio do aprendiz em relação ao tema/conteúdo. Exemplificando: tentar adquirir experiência apenas com teoria é como tentar saciar a fome lendo o cardápio.

A questão é que a gente aprende com a experiência, na interação com o outro e até na tentativa e erro. Claro que o respaldo teórico é importantíssimo e não pode faltar jamais.

Mas ficar no blá, blá, blá sem promover a prática não tem muita serventia.

É aí que entram as atividades. Se bem selecionadas, planejadas e conduzidas com foco, todos os atores da Educação Empresarial saem ganhando: o Instrutor fica “bem na foto”, as pessoas aprendem e acham o treinamento dinâmico e interessante e a Empresa colhe os frutos de um curso bem elaborado.

Conheça nosso E-book campeão de vendas: As 50 melhores atividades para treinamentos!

3 # Interatividade e Cocriação

Vivemos na era da participação e da cocriação. Ninguém quer ficar de fora e com razão. Estimule a participação de todos. Lembre-se: envolvimento gera comprometimento. E comprometimento gera aprendizado.

Um exemplo de cocriação: de tempos em tempos nós fizemos pesquisas junto aos nossos clientes/alunos sobre programas e temas desejados por eles. Desta forma, o curso que está sendo criado fica mais alinhado com as necessidades de aprendizagem das pessoas.

Preparar treinamentos inovadores não é uma tarefa fácil. Requer dedicação, curiosidade, pesquisa, paixão por aprender e por transmitir ideias. Aliás, esses são requisitos básicos para atuar com treinamentos. Mas ao fazê-lo você contribui com o aprendizado de seus alunos e tem um objetivo social, pois as mudanças que o seu treinamento proporciona, poderão ser multiplicadas em larga escala.

Ah! Uma ressalva: treinamentos inovadores são aqueles em que se utilizam formatos e abordagens diferentes para proporcionar aprendizado. Não apenas o diferente pelo diferente, para ficar estético e “bonitinho”.

E tudo o que você fizer como Multiplicador precisa ter um objetivo claro para ser útil e eficaz.

E você?

O que tem feito para tornar o seu treinamento melhor, inovador e mais interessante?

O que tem feito para facilitar o aprendizado de seus treinandos?

Grande abraço, paz na mente e muito sucesso!

* Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

Criadores do inovador e exclusivo método dos 4 passos do Facilitador Coach © e Treinadores Empresariais da MKaPlus.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *