3 formas de lidar bem com os imprevistos e contratempos

Por Paulo R. Käfer

Imagine a cena. Uma pessoa trabalhou muito na semana inteira e quer relaxar um pouco no final de semana. Chega o sábado. Ela acorda. Abre a janela e voilà: dia de sol e céu azul. Temperatura alta. Legal. Vai dar praia, ela pensa. Reúne a família e todos vão felizes curtir aquele dia lindo junto ao mar. Assim que colocam o pé na areia, começa a chover!

Pois é! Nem sempre as coisas saem como a gente quer.

Em uma dessas minhas viagens para conduzir a Formação de Multiplicadores, me deparei com um pequeno contratempo.

Assim que cheguei no aeroporto, veio a informação: o voo iria atrasar aproximadamente duas horas devido a condições climáticas desfavoráveis. Havia muita neblina e por medidas de segurança, a pista só seria liberada no final da manhã.

Como o curso estava programado para iniciar no dia seguinte, fiquei tranquilo. Entretanto, ficar duas horas esperando, me fez pensar e refletir: nesse mundo complexo, atribulado e frenético, imprevistos é que não faltam.

Então, uma boa pedida é saber lidar com essas imperfeições cotidianas com sabedoria, mantendo o bom humor. O que fazer então? Pensei em três maneiras. Não são fórmulas, obviamente. Mas formas de se lidar com uma realidade mutante e imprevisível.

Adotar uma perspectiva apropriada

Acho importante olhar para as questões por vários ângulos diferentes e adotar uma perspectiva ampla sobre as coisas.

Por exemplo, enquanto eu ficava aguardando  o embarque, procurei olhar para o fato de viajar de forma segura e não apenas para o atraso em si. Isso fez com que eu permanecesse mais sereno, tranquilo. Afinal de contas, segurança é imprescindível.

Já pensou ficar aborrecido aquelas duas horas? Ficar esperando já não é lá essas coisas e ainda por cima ficar resmungando para si mesmo? Iria adiantar? Só piora as coisas. E além disso, qual é a vantagem em se agarrar a uma emoção negativa?

Nossa percepção da realidade cocria a realidade. Não existe um mundo interno (realidade subjetiva) separado do mundo externo (realidade objetiva). Esses dois mundos se fundem e se interconectam já que ao mudarmos a forma de perceber o mundo, ele muda. Se a nossa perspectiva se transforma, a nossa realidade também.

E quanto mais aspectos conseguimos enxergar sobre uma mesma questão, mais rica e integral fica nossa análise. E mais apropriada fica nossa perspectiva. Visão sistêmica talvez possa trazer clareza mental e lucidez.

E analisando de forma ampla para um fato, quem sabe enxergaremos uma oportunidade ao invés de um problema.

Evitar expectativas exageradas

Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Quando alguém comenta que viu um filme, elogia muito e diz que é um dos melhores filmes que já assistiu, ficamos curiosos para assistir, não é mesmo?

Mas tem um detalhe: geralmente nossa expectativa aumenta muito. Então se decidirmos assistir o tal filme, é muito mais fácil nos decepcionarmos.

Penso que para manter uma certa serenidade na mente, é necessário sermos comedidos em nossas expectativas em relação a situações e pessoas.

Se as coisas não saem bem como a gente esperava, não nos desapontamos tanto. Se tudo corre às mil maravilhas, somos surpreendidos positivamente.

Compreender a noção ilusória de perfeição

Possivelmente congestionamentos quilométricos nos feriadões vão continuar acontecendo. É provável que pessoas queridas em algum momento vão dizer palavras rudes para nós, sem motivo algum. Um trabalho super bem feito talvez não tenha todo o reconhecimento que mereça.

Tudo isso acontece, independente da nossa vontade de que tudo seja milimetricamente perfeito ou não.

Isso não significa que não podemos atuar no mundo para melhorá-lo. Não só podemos como de fato, devemos. Apesar de muitas iniciativas altruístas e o desabrochar de uma consciência mais colaborativa, ainda há muito que fazer no campo do desenvolvimento humano.

Mas exigir que não haja qualquer contratempo em um mundo agitado e que não para de mudar é pedir demais. Ficar atrelado a uma noção fantasiosa de perfeição pode ser um convite à insatisfação.

Afinal de contas não podemos apertar em um botão e parar a chuva. Nem tampouco esperar que alguém se comporte do modo que a gente espera. Tentar controlar o que não pode ser controlado não parece ser uma boa ideia.

E quem estiver preparado mentalmente para lidar bem com as mudanças e com os percalços do caminho transitará pelo mundo de forma mais fluída, lúcida e serena.

E pensando bem, toda experiência, ainda que não seja tão favorável em um primeiro momento, pode conter a semente de um grande aprendizado.

Ah sim! Uma pequena observação: por incrível que pareça, o atraso do voo teve pelo menos dois pontos positivos. Cheguei em segurança para trabalhar no que eu amo e acredito. E além disso, pude refletir e escrever esse modesto texto.

Agradeço sinceramente a sua visita aqui no blog, grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. Tem mais de 11 anos de experiências em treinamentos empresariais e é Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

Mais sobre Paulo.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

9 thoughts on “3 formas de lidar bem com os imprevistos e contratempos

  1. Muito verdadeiro o seu texto a cerca das suas observações. Me fez refletir sobre vários aspectos em relação à minha vida e trabalho. Obrigado por me fazer pensar!

  2. Obrigada por mandar sempre algo bom que ajuda vencer e ser mais leve no dia apos dia.
    Lembra quando voces ministraram curso aqui em Ponta grossa no Consaude varias irmas do hospital Bom Jesus participaram.
    Que Deus Abençoe vosso trabalho.
    Com saudades Ir.Maria Zelia Snak

    • Claro que a gente lembra, Ir. Maria Zelia. Aliás, foi uma honra para nós conduzir um curso para pessoas tão competentes e maravilhosas.
      Fiquei muito feliz com suas palavras. Também estamos com saudades.
      Sucesso no trabalho que vocês realizam com tanta dedicação. Paz em todas as horas do dia e muita felicidade.
      Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *