Andragogia: Material em PDF gratuito

Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

O termo andragogia vem do grego: andros = adulto e gogos = educar.

É muito importante que Multiplicadores e Instrutores Empresariais compreendam a andragogia e os princípios que estão por trás da aprendizagem de adultos. Um dos grandes desafios dos Facilitadores de Treinamento é promover a aprendizagem. Mudanças, transformações, alta performance e melhores resultados decorrem da aprendizagem.

Andragogia é a arte e ciência de auxiliar adultos a aprender, definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970.

Conhecer os princípios da andragogia é uma maneira de entender como adultos aprendem. E isso é fundamental para que facilitadores, multiplicadores e agentes de mudança possam criar experiências de aprendizagem condizentes com os princípios andragógicos.

O Facilitador deve atuar no planejamento efetivo dos cursos e treinamentos, criando estratégias de aprendizagem adequadas ao público que vai participar e de acordo com os objetivos de aprendizagem.

Sendo assim, a principal função dos  Instrutores e Multiplicadores é como FACILITADOR da aprendizagem e não transmissor de informações  e conteúdos. É preciso compreender que absorver conteúdos não gera aprendizagem. Gera apenas uma mente cheia de informações. Segundo Michel de Montaigne: “uma cabeça bem-feita vale mais do que uma cabeça cheia”.

Em termos práticos, cursos e treinamentos para adultos precisam, seguindo os princípios da andragogia, entre outras coisas:

  • Focar mais os participantes e o processo (metodologia) e menos o conteúdo.
  • Utilizar técnicas e estratégias de aprendizado adequadas para a construção do conhecimento.
  • Promover reflexões e criar oportunidades de aprendizagem por intermédio de práticas e atividades relevantes, estrategicamente elaboradas.

Para lhe auxiliar a compreender e aplicar, criamos o material gratuito Princípios de Andragogia para Facilitadores (em pdf). 

  • Aprenda os princípios da andragogia e como aplicar em seus treinamentos.
  • Material exclusivo, ilustrado e elaborado por quem tem mais de 10 anos de experiência em Treinamentos Empresariais.
  • Linguagem agradável, simples, objetiva e direta.

arrow

Faça o download do material em PDF Princípios de Andragogia para Facilitadores através do seguinte link:

baixe agora


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *