Quietude: encontrando o equilíbrio em um mundo agitado

Por Paulo R. Käfer

O sinal verde acabou de aparecer e o motorista de trás “gruda” a mão na buzina nos apressando. Alguém nas proximidades aumenta o volume do som justamente naquele momento em que queremos relaxar após uma semana de trabalho exaustivo. Conversas alheias no cinema atrapalham nossa concentração no filme. Ruídos da cidade abafam o canto dos pássaros. Pessoas falando alto e ao mesmo tempo. Muito burburinho, pouca escuta atenta. Muitas inquietações, pouca quietude…

Vivemos em um cenário agitado e por vezes, barulhento. Silêncio? Ambiente tranquilo? Viraram “artigos” de luxo. Já que é praticamente impossível conter toda essa agitação externa, o jeito é cultivar a quietude. Ou seja, para encontrar equilíbrio em um mundo frenético é preciso aprender a silenciar por dentro.

Assim, escutamos melhor a nossa voz interior e vemos mais claramente o que se passa em nossa tela mental: as ilusões se dissipam, compreendemos a realidade como ela é e a lucidez emerge.

Silenciando internamente, conseguimos entender melhor o outro, o que ele diz, o que ele expressa em gestos e expressões faciais, o que ele sente, quais as suas necessidades e principalmente: o que está além das palavras e dos sons.

Se há quietude na mente, há menos interpretações, julgamentos e análises. Eis a escuta perfeita: quem ouve não interfere no que outro diz. Apenas acolhe, compreende e espera a sua vez de falar.

É interessante silenciar para ouvir com atenção e empatia. Não me refiro apenas ao silêncio exterior que provém de calar. Mas o silêncio interior que emana de uma mente serena. Tão serena como um lago refletindo a luz da lua.

Quando aprendemos a silenciar, algo acontece: mais cedo ou mais tarde a felicidade genuína e a paz interior vem nos visitar.

Na busca do equilíbrio interior, o que conta não é somente a compreensão intelectual em relação ao conceito de quietude, mas principalmente a nossa disposição em praticar: falar um pouco menos, escutar um pouco mais, fazer algumas pausas silenciosas durante o dia, contemplar as ondas do mar, observar o voo de um pássaro, recitar um mantra e por aí vai…

Outra boa ideia é observar sem julgar e pensar antes de falar. Há um conhecido provérbio indiano que diz: “quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio”.

Por intermédio da quietude, nos encontramos com nós mesmos e com os outros. O verdadeiro encontro, profundo e intenso, entre as pessoas se dá quando a tagarelice mental cessa e a presença autêntica do ser que somos, aflora.

O silêncio interior abre as portas da reflexão e nos conduz a uma profunda compreensão de nós mesmos e do mundo. Em silêncio, entramos em contato com nossa pura essência, nos conectamos com nossa sabedoria interior e restabelecemos o equilíbrio.

Se estamos em dúvida e hesitantes sobre como agir ou o que fazer diante dos desafios da vida, ficar em silêncio por alguns minutos pode ser útil para encontrarmos a melhor resposta, a alternativa mais viável, a atitude adequada e a ação mais sábia para contornarmos os obstáculos. Se as inquietações espantam o bem-estar, para recuperá-lo uma boa ideia é praticar a quietude.

Aquietando nossa mente agitada, a atenção fica fortalecida, o momento presente é melhor aproveitado e acabamos sendo uma companhia melhor para nós mesmos e claro, para os outros.

Além disso, quando ficamos quietos no nosso canto, podemos pensar com maior clareza e discernimento e responder com mais precisão a perguntas como:

# Quais são minhas reais aspirações?

# O caminho que estou percorrendo tem coração?

# O que posso fazer para ser mais feliz?

# Que mudanças e ações são necessárias para eu ter mais qualidade de vida?

Assim… O cultivo da quietude faz com que a gente encontre a serenidade e a confiança para avançar no caminho do autoconhecimento e das ações elevadas. A harmonia interior é o reflexo dessa prática.

Agradeço de coração sua visita aqui no blog e espero sinceramente que essas reflexões e dicas tenham sido relevantes e úteis para você.

Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. Tem mais de 11 anos de experiências em treinamentos empresariais e é Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

Mais sobre Paulo.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

3 thoughts on “Quietude: encontrando o equilíbrio em um mundo agitado

  1. Quietude necessária, para restaurar energia, fazer avaliação e planejar.

    Na minha opinião, o texto mostra a quietude como uma estratégia, na busca da paz interior, que resulta da blindagem de ruídos negativos da parte exterior.

    Portanto, ao contrário, a inquietude se estabelece quando os ruídos negativos da parte externa, sobrepõe a harmonia ou a paz interior, claro, com a nossa permissão, quando abdicamos da nossa habilidade de concentração ou não “fugimos” desta situação.

    Todos sabemos que. o poder de pensar, de falar, de ouvir de agir, pro agir e de concentrar de uma pessoa saudável, física e mental, é uma regra clara do jogo da vida: Ouvir na essência,
    falar o necessário, agir na hora certa, tomar decisão acertada e relaxar quando a ocasião exigir.

    Nosso desafio é o equilíbrio e a disciplina, o que nos obriga a concentrar, sempre, na qualidade de temas como este, no texto em questão.

  2. Excelente comentário, José.
    É isso mesmo. O cultivo da quietude é também uma estratégia para preservar a serenidade, a paz interna e a harmonia frente aos desafios do cotidiano.
    É como um trampolim para o bem-estar subjetivo, a chamada felicidade,
    Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *