Faça a diferença no mundo: tenha um propósito

Por Paulo R. Käfer*

É muito bom gostar do que a gente faz. Mas sinceramente eu acho pouco. Penso que precisamos compreender profundamente o significado do nosso trabalho se quisermos realmente fazer a diferença no mundo.

Trabalhar por trabalhar, só pelo salário é infelicidade na certa. Mandar o currículo para uma empresa, somente porque ela dá status ou abrir um negócio só pensando no lucro é um pensamento muito pequeno.

Acredito que sem um objetivo social, uma empresa é só mais uma no mercado. E um profissional sem um propósito tem uma tendência a não fazer muito mais do que o básico.

Também não creio que desperdiçar anos e mais anos fazendo algo sem sentido faz parte de uma vida significativa. Não, não faz!

A vida ganha sentido quando o que fazemos tem sentido. Captou a ideia?

Essa noção de sentido está relacionada àquilo que faz o nosso coração bater mais forte. Eu por exemplo, sou completamente apaixonado e amo muito trabalhar com desenvolvimento humano e treinamento empresarial. É dessa forma que eu posso contribuir para um mundo melhor. E isso é o que me impulsiona e me inspira a dar o meu melhor sempre, independente das circunstâncias externas.

E quando chega nesse ponto, um trabalho não é somente um trabalho. Vira missão de vida. É quando você tem uma causa. Uma vocação. Você conseguiu ouvir sua voz interior e sua existência começa a ser útil aos demais e ao mundo. É quando você é significativo na vida das pessoas. Isso espanta qualquer vazio existencial.

Pessoas que lideram mudanças positivas e que transformam a realidade para melhor geralmente possuem um propósito e é justamente este que as faz alcançar uma gigante realização interior.

Sucesso pelo sucesso, sem contribuição significativa não tem muito valor. E pode ter certeza: um propósito altruísta pode ser fonte inesgotável de uma alegria genuína.

Quando eu encontro profissionais com brilho nos olhos, que se importam com as pessoas, que escutam com atenção e procuram resolver as coisas de modo efetivo, sei que estou diante de um ser humano que ama sua atividade e atribui um significado todo especial à sua função.

Alguns dias atrás, eu gostei muito da abordagem de uma vendedora de uma loja: uma pessoa sorridente, esbanjando carisma não só me atendeu bem, como me ajudou a fazer uma excelente compra. Sem insistência, sem falar o tempo todo, sem foco na comissão, sem interromper minha fala, sem atitudes mecânicas, sem jargões nem termos técnicos. De modo natural, simples e humano demonstrou amor pelo seu trabalho. Ela parecia ter um senso claro de propósito. E superou expectativas. E ganhou um cliente. E claro, fez a venda!

A vida só é completa quando a gente encontra uma atividade que é apaixonante para nós e absolutamente conectada com nossos dons e talentos.

Tenha a ousadia de fazer o que é significativo para você. Se agora não é possível, faça um planejamento para quem sabe, realizar uma transição de carreira. Ou ainda: procure encontrar um significado maior em sua atividade atual.

Você alegra o dia das pessoas? Você auxilia os outros  a restabelecerem a saúde? Você compartilha conhecimentos relevantes para que os indivíduos se desenvolvam? Você “salva” vidas? Você ajuda as pessoas a realizarem sonhos? Você inspira seres humanos a irem além do que elas acham que são capazes? Você as ajuda a tomar uma boa decisão?

Se você ainda não tem um propósito claro, uma pergunta simples pode ajudá-lo a refletir: você está aqui no mundo para fazer o quê?

Nessa vida há coisas mais importantes que dinheiro, lucro, poder ou fama. Nenhuma dessas coisas se compara a trabalhar com entusiasmo genuíno. Nada disso chega perto da sensação de realização que um trabalho com significado traz. Com sentido tudo flui. Sem sentido, tudo empaca. Pode apostar!

Acredito que uma das melhores formas de criar significado para nossa existência, é ser significativo na vida das pessoas. Se encontrarmos um propósito e um sentido no trabalho que realizamos, podemos tornar isso perfeitamente possível.

Paz na mente, grande abraço e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer


Paulo R. Käfer

Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©  com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.

Mais sobre Paulo.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou desse texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Formação de Multiplicadores Banner

12 thoughts on “Faça a diferença no mundo: tenha um propósito

  1. Gostaria de parabenizar por todos os textos que são escritos e compartilhados, pois todos agregam muito. Não li nenhum até hoje que fosse apenas “mais do mesmo”. Obrigada pelo saber compartilhado e reflexões propostas.

  2. Olá, sou estudante de Pedagogia, e fui estagiária de uma instituição de nacionalmente reconhecida que visa promover a competitividade e desenvolvimento empresarial. Sou apaixonada pela área de desenvolvimento de equipes e RH. Você expressou tudo que sinto e desejo um dia poder fazer. Amei seu artigo…
    PARABÉNS!!!

  3. Gostei muito do exemplo da vendedora, Paulo. Acompanho os textos desde que vocês vieram dar um treinamento para nós do TRE-PR.

    Abraço!

  4. Paulo, absolutamente de acordo! Após 25 anos atuando em RH, entendo que o me “prendeu” à área foi a oportunidade de poder apoiar as pessoas em construir um mundo melhor, através de seu crescimento profissional e das organizações pelas quais trabalhei. E o prazer que sinto no tocante à desenvolvimento profissional e treinamento, é imensurável! Que bom encontrar outras pessoas que compartilham da mesma visão! Parabéns a vocês!

  5. Paulo, parabéns pelo texto! Um trabalho com sentido é uma fonte de motivação! Precisamos repensar nossas carreiras neste sentido para obtermos qualidade de vida. Mais uma vez parabéns e sinta-se recompensado pelo trabalho da escrita através desses elogios.

  6. concordo plenamente, o ser humano hoje esta mais virado em procurar saber quanto vai ganhar e muito pouco se preocupa com o que vai fazer. ha um ditado que diz: E tao bom trabalhar e viver no sofrimento confortavelmente e transformar as iras numa aprendizagem…..
    viva ate um dia

  7. Paulo, mais uma vez você aborda um tema de expressiva importância para o desenvolvimento integral de pessoas. Ter um propósito e buscar a excelência na sua concretização e manutenção é , na nossa percepção, o verdadeiro sentido de nossa existência.Texto conciso e assertivo que induz o leitor a uma constante reflexão.Parabéns.Saúde, Sorte e Sucesso.Edivaldo Fernandes da Silva.

  8. Tive o grande privilégio de conhecer essa big pessoa que é o Paulo! E participando de um de seus cursos pelo Mkaplus, fortaleci minhas crenças e decisões pela vida pessoal e profissional. Hoje posso afirmar, que também carrego o título de multiplicadora dos seus ensinamentos. Direciono muitos dos meus Treinamentos na essência do que aprendi com eles: Planejamento e muitas reflexões conjuntas para que as pessoas encontrem sua missão de vida. Esse é o segredo de diminuir o leão do stress, da crise, da agonia do dia a dia e ficarmos mais leves porque nos damos conta que fazemos o melhor naquele dia por um mundo melhor! Grande abraço, mestre e muito obrigada pelos ensinamentos.

    • Rita, suas palavras me inspiram a continuar trabalhando com a formação de multiplicadores e me deixam muito feliz.
      Gratidão. Sucesso em seus treinamentos.
      Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *