A gestão do conhecimento e a formação de multiplicadores internos

Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski*

Atualmente, a maioria dos profissionais que atuam nas empresas possuem sólidos conhecimentos sobre suas áreas de atuação, sobre os produtos e serviços da empresa e sobre áreas técnicas específicas de sua função. No entanto, quantas pessoas sabem replicar de forma interessante e objetiva esses conhecimentos?

Para as empresas, investir em formação de instrutores internos é fundamental, pois através desses facilitadores, a empresa pode fazer a gestão do conhecimento, aproveitando a experiência que cada profissional possui.

Isso é extremamente positivo para as empresas na medida em que multiplicar os conhecimentos que já se tem é uma forma de economizar em treinamento, evitar retrabalho e otimizar os processos da empresa.

Mas adultos aprendem de formas diversas e nem sempre transmitir informações ou conhecimentos técnicos é uma tarefa fácil. É necessário “traduzir” as informações para uma linguagem acessível e interessante ao público.

Identificar isso exige sensibilidade, dedicação e conhecimento de andragogia (como os adultos aprendem).

Um projeto de formação de multiplicadores internos para ser efetivo, precisa levar em conta três critérios fundamentais. Vamos a eles.

1 # Ser voluntário

O profissional deve querer participar do projeto de formação de multiplicadores internos. Além disso, o primeiro passo para o projeto decolar é gostar de ministrar treinamentos, pois dessa forma, será mais fácil transmitir as mensagens com efetividade. Mesmo em um treinamento técnico é preciso paixão por aprender/ensinar.

Francamente, é muito maçante um treinamento conduzido por uma pessoa indiferente, que não quer multiplicar conhecimento. Acreditamos que só deve assumir esse papel quem realmente quer fazer isso, com amor e dedicação.

2 # A capacitação de multiplicadores internos

Essa capacitação é para que haja entendimento e conhecimento de técnicas de comunicação e andragogia para que o conteúdo abordado seja plenamente compreendido pelos participantes. Essas técnicas precisam ser aprofundadas e possibilitar um entendimento maior sobre pessoas, relacionamentos, comunicação e como se fazer entender. Em resumo, como sair do “nosso mundinho particular” e conseguir alcançar o mundo do outro.

3 # Experiência

É a plena utilização da experiência prática do profissional. Ele precisa saber correlacionar a sua vivência com o tema que está expondo. E mais do que isso: saber trabalhar com a vivência dos próprios aprendizes. As pessoas aprendem melhor se você conseguir estabelecer uma ponte entre o que você está ensinando e o cotidiano dos alunos.

Existem assuntos que se utilizarmos a experiência de quem já foi lá e fez, certamente diminuiremos os erros e acertaremos o caminho de forma mais efetiva.

Por exemplo: se você viajar para o Pantanal e não conhece nada do Pantanal (é sua primeira vez lá) você certamente poderá contar com a experiência dos moradores da região que irão repassar informações sobre horários, recomendações sobre segurança, áreas em que podemos circular com segurança e áreas que são perigosas para nós.

Já pensou? Sem essa experiência poderíamos nos aventurar em áreas perigosas e nos depararmos com uma onça pintada ou um jacaré… A experiência nos poupa tempo, nos livra de emboscadas e nos ajuda a evitar os mesmos erros já cometidos pelos outros.

E você? Já planejou o projeto de multiplicadores internos de sua empresa?

Grande abraço, sucesso e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

Criadores do inovador e exclusivo método dos 4 passos do Facilitador Coach © e Treinadores Empresariais da MKaPlus, com vasta experiência em Treinamento e Desenvolvimento.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

2 thoughts on “A gestão do conhecimento e a formação de multiplicadores internos

  1. Bom dia , sempre gosto de ler esses materiais sempre leio , quero ser um multiplicador de conhecimento , só não sei falar em publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *