Como aumentar sua valorização profissional

Por Paulo R. Käfer*

De modo geral, as pessoas querem colocar mais felicidade e realização em suas vidas. E uma das melhores formas que eu conheço é através de nossas atividades profissionais.

A nossa carreira é a nossa jornada de contribuição para um mundo melhor. E para deixar uma impressão positiva por onde passarmos, para sermos bem sucedidos, reconhecidos e valorizados no trabalho, precisamos compreender alguns princípios e adotar uma perspectiva ampla.

Compartilho com você três desses princípios. Eles podem ser muito úteis para “turbinar” sua carreira, aumentar sua valorização profissional e elevar seu nível de felicidade.

Contribuir primeiro, receber depois.

Queremos conquistar nossas metas e realizar nossos sonhos. Isso é perfeitamente natural e faz parte da vida. Durante a jornada, no entanto se quisermos só receber e se não estivermos dispostos a contribuir, acabamos ficando mais distantes de alcançar nossos objetivos pessoais. Segundo Winston Churchill: “Ganhamos a vida através do que recebemos. Fazemos uma vida através do que damos”.

Parece que a matemática da vida profissional está amparada no dar e receber. Quem contribui mais, recebe mais. Quem só dá se recebe algo, ganha menos. E quem só quer receber, pouco ou nada ganha.

Na era da colaboração, o valor de um profissional é diretamente proporcional à sua contribuição e a chance dele ser promovido aumenta. No caso de um empreendedor, a lógica é a mesma: quanto mais contribui para o planeta, mais sua marca valoriza no mercado.

Como tudo na vida, esse senso de contribuição requer treino. Uma boa dica seria substituir a pergunta: “o que eu ganho com isso?” por “como eu posso ajudar”?

Lembrando: para que nossa contribuição seja genuína, ela precisa vir do coração. As pessoas captam nossa intenção pura e nos valorizam como profissionais e seres humanos. E muito provavelmente elas retribuirão de alguma forma, como por exemplo, indicando novos clientes. É a reciprocidade atuando. De qualquer maneira, é bom ajudar, servir e ser útil sem a expectativa de receber algo em troca.

Eu acredito que o senso de contribuição é tão poderoso que espanta até o tédio e qualquer possibilidade de vazio existencial.

Foco nos resultados, não no movimento.

Imagine a seguinte cena em um departamento de uma empresa: pessoas correndo de um lado para o outro, fazendo barulho, abrindo gavetas, empilhando papeis, falando alto e abrindo a caixa de e-mails.

Elas estão criando movimentação e agitação. Mas estão produzindo? Estão entregando resultados?

O fato é que há uma diferença gritante entre entregar resultados e movimentar-se. Às vezes, como estamos “no trabalho” pensamos que estamos produzindo. É muito importante priorizar as ações mais relevantes, focar na meta que estipulamos e nos perguntarmos frequentemente: estou sendo realmente relevante e produtivo?

Sem foco nos resultados, seremos presas fáceis das distrações irrelevantes e ficaremos apenas nos movimentando e girando em círculos. Parece óbvio, mas não custa lembrar: quem entrega mais resultados é mais valorizado!

Há muitos anos atrás, eu estava conduzindo um Workshop em uma Empresa e lancei uma pergunta aos participantes:

– Quando você é competente e consegue resultados excelentes?

Houve um silêncio na plateia, e logo após um breve “zum zum zum” veio a resposta de um participante com a linguagem corporal de determinação:

– “Quando eu quero”!

Querer, no meu entendimento, é chave para conquistar algo, atingir uma meta, realizar um sonho e produzir resultados. Se não sabemos, é o querer que nos leva ao aprendizado. Se não temos habilidade suficiente, é o querer que nos inspira a praticar. O querer é como uma mola que nos faz saltar para longe da mediocridade. O querer nos impulsiona a ir além do que a gente acha que é capaz. Sem o querer ficamos girando em círculos, só criamos movimento e nada acontece. Com ele, entramos na trilha da excelência e da alta performance.

Mais soluções, menos reclamações.

Parece que o ser humano tem uma tendência à reclamação. Mas paradoxalmente não nos damos conta que ela nos impede de avançar. Sinceramente, as pessoas mais felizes, mais prósperas e mais carismáticas que eu conheço raramente reclamam. Claro, elas estão ocupadas tentando encontrar soluções.

Para que sejamos valorizados como profissionais, precisamos nos esforçar para não ficar choramingando pelos cantos, alimentando a “cultura do coitadinho”.

Pense comigo: que tipo de resultados você acha que alguém que só reclama ou critica tudo vai alcançar? Essa pessoa vai melhorar o sistema ou salvar o planeta? Ela vai ficar mais feliz quando está reclamando?

A reclamação espanta a felicidade. Não conheço ninguém que quando reclama se sente feliz. Claro que ficamos insatisfeitos com algumas coisas e aborrecidos com outras. É natural! Mas reclamar pouco ajuda. É muito mais útil pensar em soluções e ideias que possam ser colocadas em prática. E para ter insights a mente precisa estar limpa, livre e serena. Ao reclamar, automaticamente nos distanciamos das soluções e das ideias.

Penso que o sucesso e a valorização profissional estejam mais ligados à mentalidade, à forma de pensar e à visão de mundo das pessoas do que propriamente ao talento delas. Claro que o talento é importante, mas de que adianta a pessoa ser muito talentosa se ela for desprovida de senso de contribuição, não põe foco em resultados e tem o hábito de reclamar?

Uma das maiores fontes de felicidade e realização que conheço é um trabalho feito com amor e dedicação. Quem contribuir com as pessoas e com o planeta, conectar-se com resultados e fornecer ideias aplicáveis será mais valorizado. A nossa própria evolução e a nossa felicidade dependem muito desses três princípios.

 Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.


Paulo R. Käfer

Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©  com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. 

 >>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Facilitador Coach

4 thoughts on “Como aumentar sua valorização profissional

  1. Excelente artigo e por coincidência vou aproveitar a essência no próximo Treinamento com os colaboradores.
    Que bom que tem gente boa repartindo coisa boa!!!!!!!!!!!!!!!!

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Excelente dica para quem realmente é comprometido com o que faz.
    E deseja obter resultados positivos no trabalho, em qualquer funçao que exerça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *