Por que desenvolver líderes?

Por Paulo R. Käfer & Jaqueline C. Mikulski

Para que as empresas possam se adaptar as mudanças e aproveitar as oportunidades que essas mudanças oferecem, será necessário que seus líderes possuam adaptabilidade.

Quando se desenvolvem líderes, o custo é menor do que treinar a empresa toda e o resultado é mais efetivo já que o desenvolvimento de lideranças tem elevado potencial de multiplicação e afeta a empresa positivamente como um todo.

Os treinamentos para a empresa toda devem existir sim, mas muito treinamento poderá ser evitado se o líder for adequadamente treinado para desenvolver um relacionamento saudável com a equipe de trabalho.

Atualmente, muitos treinamentos realizados para a empresa toda que abrangem temas como comunicação, comprometimento e trabalho em equipe são ineficazes, pois a origem do problema está na postura do líder. Então, o treinamento é apenas um paliativo. São investidos tempo e dinheiro e os problemas voltam a ocorrer.

Na medida em que o gestor passa pelo desenvolvimento de liderança, ele começa a ter uma noção mais clara do seu papel e sua missão, bem como seu estilo de relacionamento com pares, superiores e liderados e como esse estilo impacta no clima e nos resultados da empresa. E isso contribui para elevar seu desempenho o que, por sua vez, influencia as equipes num processo em cascata se irradiando positivamente pela empresa.

E você? Já começou a desenvolver os líderes em sua empresa?

 

Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski são Diretores da MKaPlus, Experts em Formação de Multiplicadores, Facilitadores e Líderes, utilizando a metodologia de Coaching e possuem vasta experiência em treinamentos empresariais.

 

Todos os direitos reservados, cópia proibida.

 

arrow

Gostou desse texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

 

One thought on “Por que desenvolver líderes?

  1. Como Gestor, desenvolvo diversos materiais focados na capacitação da Liderança, pois acredito que um Líder capacitado tem o poder de mudar o resultado da sua equipe e por consequência o resultado da empresa. Em minha opinião, o erro de muitos Gerentes é achar que os Líderes de suas equipes estão prontos para enfrentar qualquer desafio. Um Líder, assim como qualquer outro subordinado também necessita de constante desenvolvimento, acompanhamento e principalmente do feedback, pois ele não nasceu Líder, ele se preparou e conquistou aquela oportunidade, porém agora vem novos desafios, e lidar com equipe, pessoas, essas que farão o resultado para Líder não é nada simples! Praticamente todo o dia me deparo com alguma situação de dificuldade de um Líder, seja algum aspecto de estratégia para buscar os resultados, como até mesmo questões de racionamento (comunicação, assédio moral, etc.) A população de profissionais está mudando a cada dia, e o Líder NECESSITA adequar-se a novos estilos de liderança, e essas técnicas somente são passadas através do treinamento e desenvolvimento.
    Ler esse artigo foi espetacular, pois pude constatar que estou usando a melhor estratégia!
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *