Promovendo Mudanças

taking care

Vivemos em um ambiente de permanente mudança e desafios cada vez maiores. Uma realidade dinâmica e competitiva por excelência. O grande desafio que se apresenta: nos adaptarmos a um mundo em rápida e constante mudança.

É importante estarmos muito bem preparados para receber as mudanças de “braços abertos”, e, além disso, se antecipar a elas. Nesse contexto, precisamos desenvolver competências, adquirir conhecimentos e novas habilidades para continuarmos evoluindo sempre.

Muitas vezes devemos fazer uma pausa, reservar um pouco do nosso escasso tempo e deixar de procurar tantas respostas neste universo de inúmeras informações e fazer algumas perguntas importantes, tanto em relação a nossa vida profissional quanto em nossa vida pessoal, pois entendo que as verdadeiras respostas estão dentro de nós mesmos. Clichê ou não, é fato: somos nosso próprio oráculo.

Uma pergunta pode ser um convite à criatividade e um início de uma grande ideia, ou seja, fazer perguntas certas é imprescindível para uma percepção criativa.

Mais do que nunca, é necessário nos perguntarmos onde queremos chegar, quais são nossos objetivos e qual a nossa missão de vida. Será que estamos indo em direção aos nossos sonhos? Precisamos ser ágeis, claro, mas ainda assim a velocidade não é tudo. É melhor dar um passo na direção certa do que correr muito na direção errada.

Como estamos fazendo a gestão de nossa marca pessoal? Estamos causando impacto positivo? Estamos usando a expressão máxima de nosso talento e todo nosso potencial? Afinal, somos diferentes em quê?

Em relação ao mundo corporativo, estamos criando diferenciais que garantirão a sobrevivência e o sucesso de nossa empresa para manter nosso negócio revigorado? De acordo com este novo ambiente empresarial, será que é mais importante procurar aumentar a fatia de mercado que atuamos ou criar e conquistar novos mercados? Ou ambos?

Esta é uma época de reposicionamento. Com tantas mudanças, é fundamental perceber as oportunidades e principalmente criá-las, e para isso muitas vezes temos que mudar nossa forma de pensar e agir. Coragem, inteligência emocional, percepção, uma certa dose de ousadia e planejamento estratégico são bons ingredientes.

Vivemos em tempos onde melhoria contínua não basta, precisamos nos reinventar e reinventar nossas empresas. Não podemos nos dar ao luxo de ficar somente aperfeiçoando o que já existe. As empresas necessitam de líderes que propiciem espaço para as pessoas criarem, porque nunca é demais lembrar: empresas são feitas de pessoas. Como está a nossa capacidade de liderança?

Muitas pessoas e empresas possuem uma alta capacidade de aprendizagem, mas será que sabem desaprender? Aqueles velhos conceitos que são subprodutos de um número excepcional de crenças que deveriam ter “ido para o espaço”, há muito tempo.

Precisamos evoluir, é claro, mas para isso precisamos romper com velhas práticas, condicionamentos contraproducentes e hábitos que impedem nosso desenvolvimento e podem interferir em nossa performance.

Que tal fazermos um 5S em nossos pensamentos limitantes? Vamos descartar modelos mentais ultrapassados. Vamos parar de criar “obstáculos” que só estão em nossas mentes.

Precisamos de líderes. Precisamos de pessoas apaixonadas pelo que fazem, paixão por si mesmas, paixão pela vida. Mas fundamentalmente, para sermos grandes catalisadores de mudanças, precisamos acreditar em nós mesmos.

 

* Paulo R. Käfer é Diretor e Facilitador Coach na MKaPlus.

 

Todos os direitos reservados. Cópia proibida.

 

arrow

Gostou desse texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

2 thoughts on “Promovendo Mudanças

  1. Jaqueline quanto mais eu leio teus artigos e os do Paulo eu me encho de mais paixão por esta área e me motiva mais e mais em não desistir do que realmente eu acredito que tenho todo o perfil necessário e precisos para acontecer e ser. Vocês tem sido meu referencial para persistir na busca de uma empresa ou profissional que veja as mesmas possibilidades de mudanças como nós e que permitam que possamos trabalhar a cerca de pessoas, pois esses são nosso clientes.

    Tenham uma excelente semana!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *