Entre escolhas e caminhos

Por Paulo R. Käfer*

EscolhasA jornada para 2014 está só começando. Há uma ampla variedade de caminhos a seguir e muitos roteiros começam a ser escritos. São múltiplas e infinitas possibilidades de rotas e cursos de ação. O norte da bússola quase sempre é o mesmo: Felicidade!

Todos nós queremos ser felizes e evitar qualquer tipo de aborrecimento. Mas estamos preparados para fazer boas escolhas em 2014? Através de nossas decisões, criaremos um futuro pacífico e feliz para nós mesmos e para as futuras gerações? Será que estamos realmente escolhendo bons mapas que levarão à alegria de viver?

Na intensa busca por sucesso, podemos nos esquecer de fazer algumas perguntas básicas, mas fundamentais para que possamos sim, fazer escolhas promissoras e caminhar por estradas que nos levem a um destino próspero e pleno de sabedoria.

Acredito que uma jornada interessante e gratificante começa com perguntas e não com respostas e certezas. O filósofo Sócrates chegou a dizer que uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida. Na era da distração, precisamos parar de vez em quando para refletir sobre questões existenciais mais profundas. Pequenas pausas não são perdas de tempo. Ao contrário, são investimentos.

É justamente a reflexão que nos possibilita escolher melhor e tomar decisões apoiadas em nossa consciência. Mas precisamos pensar por nós mesmos. Esse é o eixo central da minha mensagem. Não há muita graça na viagem, quando o destino é planejado por outras pessoas. Precisamos escolher o nosso trajeto.

A inserção de perguntas é fundamental em nosso caminhar. Por que isso é importante? Para onde esse caminho vai me levar? Por que eu deveria permanecer nessa empresa? Existem maneiras mais efetivas de fazer o que eu faço? Será que estou trilhando o caminho da excelência? Só para citar alguns exemplos.

Além disso, o nosso percurso só adquire brilho se soubermos qual o nosso propósito de vida. Sem um significado maior atrelado a uma missão, a jornada pode ficar monótona. Sem um propósito claro, sem uma autêntica aspiração de fazer a diferença para as pessoas e para o mundo, a estrada para o tédio é logo ali…

Há um trecho de um lindo poema de Robert Frost que há muito tempo me inspira e se chama a estrada não trilhada (the road not taken):

“Um dia, em algum lugar, uma eternidade após,
Eu relembraria tudo isto num suspiro:
Dois caminhos divergiam numa floresta,
E eu, eu escolhi o menos percorrido,
E isto fez toda a diferença!”

Podemos seguir por uma estrada aparentemente confortável e fácil. Podemos percorrer as mesmas trilhas óbvias da falsa segurança e de mãos dadas com o medo. Ou podemos pegar caminhos inusitados abraçados na determinação, na excelência e na crença inabalável de que é possível edificar nossos sonhos mais notáveis e melhorar o mundo.

E se isso parece grande demais ou soar utópico, podemos melhorar o país, o estado, a cidade ou o bairro que moramos. Às vezes com ações simples: sendo autênticos, sorrindo, ouvindo com atenção, oferecendo soluções práticas, servindo as pessoas incondicionalmente e usando palavras e gestos de gentileza. E com isso já estaremos influenciando e liderando uma mudança, pequena no cotidiano, mas gigante na eternidade.

Então, seja muito bem vindo 2014.

Ano excelente para inaugurarmos o novo, reinventarmos o nosso “eu” e romper com velhos padrões que nos atrasam.

Ano especial para escolher projetos que melhorem o mundo e nos dedicarmos a uma causa nobre que transforme vidas.

Ano espetacular para inspirar ações positivas e investirmos tempo e energia no que realmente importa.

Ano ideal para criar uma nova forma de viver, com lucidez na mente e compaixão no coração.

Ano propício para pegar a elevada estrada da evolução pessoal e abandonar a sinuosa rota da crítica e da reclamação.

Ano mais que perfeito para sermos o melhor que pudermos. E que o êxito, a felicidade genuína e uma maciça paz de espírito sejam apenas efeitos benéficos de nossas escolhas conscientes.

Grande abraço!

*  Paulo R. Käfer é Diretor e Facilitador Coach na MKaPlus.

 

Todos os direitos reservados. Cópia proibida. 

2 thoughts on “Entre escolhas e caminhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *