O que aprendemos em 10 anos pela MKaPlus

Por Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

selo mkplusChegamos aos 10 anos de MKaPlus. Ufa! São realmente muitas emoções…

Não é fácil ser empreendedor no Brasil. Não é à toa que a maioria das empresas fecham as portas antes de completar o 5º ano de existência. Definitivamente é um grande desafio. Ainda mais no mercado de Educação Empresarial.

Nosso aniversário é duplo: também completamos 3 anos da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©. Em junho de 2011, formamos a primeira turma. De lá para cá, foram 31 turmas realizadas com muito sucesso em várias capitais do Brasil.

Nesses 10 anos conduzimos mais de 300 treinamentos, dezenas de palestras e vários projetos de consultoria. Olhando para nossa trajetória percebemos que aprendemos muito, mas muito mesmo. Com cada aluno, com cada cliente e com cada projeto. Um livro seria pouco para contar nossas experiências, viajando pelo Brasil, conhecendo culturas diversas, pessoas incríveis e Organizações únicas. Teríamos que pensar em uma enciclopédia!

Apesar disso, vamos dividir com você alguns ensinamentos e aprendizados, de forma simples, resumida e direta. Acreditamos que eles explicam o motivo pelos quais a gente conseguiu chegar aos 10 anos de MKaPlus.

 

Ponha foco na Excelência

arrow
A gente nunca abandonou a ideia de procurar ser o melhor que a gente podia ser. Isso está impregnado em nosso DNA. Passávamos horas e mais horas preparando um treinamento. Para cada hora de curso, ficávamos mais de 5 horas no planejamento, estudando, preparando as atividades, selecionando os vídeos e criando os slides.

Para nós, tudo tinha que sair muito bem feito. E ainda hoje é assim: a excelência sempre é a nossa meta! O nosso lema: ou entramos nessa sala para fazer a diferença e provocar mudanças positivas ou não entramos.

 

Persista no seu sonho

garraSe nós pensamos em desistir? Claro que sim! Uma vez? Duas vezes? Três? Que nada! Várias vezes. Principalmente nos primeiros anos. Mas algo maior que nós mesmos parecia nos impulsionar.

Era como se ouvíssemos uma voz serena e suave: continuem, continuem, continuem. Como naquela cena do filme Nemo: continuem a nadar, continuem a nadar.

Parece até clichê, mas aí vai: ACREDITE NOS SEUS SONHOS E COM MUITA GARRA, DETERMINAÇÃO E EMPENHO, CONCRETIZE CADA UM DELES.

 

Contribua com seu talento

À medida que íamos aprendendo e nos tornando pessoas melhores e mais capacitadas, sentíamos a necessidade de compartilhar conhecimentos. Acreditamos que essa é parte da nossa missão na terra: compartilhar conhecimentos relevantes e que ajudem o maior número de pessoas possível.

A gente fez algumas palestras de cunho social e é sempre bom contribuir de alguma forma. Hoje, incentivamos nossos alunos a fazer o mesmo. Aprendemos que uma vida plena de significado é muito mais do que ganhar dinheiro. Sem contribuição, somos presas fáceis do vazio existencial.

Em 2011 construímos um blog e de forma meio tímida, começamos a dar os primeiros passos na escrita. No final de 2013, por um problema no servidor de hospedagem, que deixou o blog fora do ar por vários dias, tivemos que mudar e nos adaptar novamente. Criamos um novo blog do zero, resgatamos alguns textos e lançamos um novo blog poucos dias depois. De lá para cá, temos procurado escrever para compartilhar com você o nosso conhecimento e as nossas ideias.

 

Mude quando for preciso

Olhando para trás, percebemos que o que mais fizemos nesses 10 anos foi... Mudar! Mudar de projeto, mudar os slides a cada curso, as apostilas, o conteúdo, a metodologia e por aí vai. Aposentamos alguns treinamentos e criamos novos. É incrível como o mercado muda rápido.

Fazendo uma análise profunda, isso aconteceu porque nós mudamos. Um exemplo disso é a concepção do curso de Formação de Multiplicadores. Depois de alguns anos ministrando treinamentos e aplicando consultorias em empresas, sentíamos que tínhamos mais potencial de contribuição. E caminhando na praia um belo dia, olhamos um para o outro e nos perguntamos: O que podemos fazer para contribuir ainda mais?

A partir dessa pergunta surgiu a ideia do curso, que levou quase um ano para ficar pronto. Juntamos nossa experiência e conhecimento na área de treinamento com nossa profunda pesquisa na área de coaching e andragogia. Para tanto, fizemos vários cursos, porque sabíamos que tínhamos que nos capacitar também. E mudar, lógico.

 

Estude muito

leituraNesses 10 anos, lemos muito, fomos a muitos cursos, congressos e palestras. Compramos pilhas e mais pilhas de livros. E estudamos todos os dias. Sem investir em nós mesmos, não teríamos chegado até aqui.

Acreditamos que gostar de aprender é crucial para ter um desempenho acima da média. É o que separa um treinador mediano de um expert em desenvolver e transformar pessoas.

E pode ter certeza: em cada curso que ministramos, mergulhamos fundo em cada tema. Isso nos dá a confiança e a assertividade necessária para conduzir o melhor treinamento que a gente é capaz.

 

Tenha um Propósito

Acreditamos do fundo de nossos corações que nenhuma empresa consegue se manter no mercado com resultados sustentáveis, se não há um propósito claro.

O propósito é o que nos impulsiona a seguir em frente. Saber o que fazer e como fazer não é suficiente. É preciso saber o porquê você faz o que você faz.

Nosso propósito é mudar o mundo através dos Treinamentos Empresariais, ajudando as pessoas a serem mais felizes, produtivas e confiantes. Sim, acreditamos que Instrutores, Facilitadores, Líderes e Multiplicadores podem inspirar seus alunos e liderados a melhorar suas vidas, trabalhar de forma mais engajada e viver de forma mais significativa. Por isso escolhemos ajudar as pessoas que desenvolvem, lideram e inspiram outras pessoas.

E você? Qual o seu propósito de vida? O que impulsiona você?

Aprendemos também que não há empresa sem clientes, não há facilitador sem alunos, não há escritor sem leitores. A interdependência se manifesta a cada momento. Se você foi ou é um cliente da MKaPlus, obrigado por fazer parte da nossa história.

Se você acompanha nosso blog ou nossa página no facebook, nosso muito obrigado por ler, comentar e compartilhar nossos textos e ideias.

Esperamos sinceramente, nos próximos 10 anos, contribuir muito mais. Porque o sonho de mudar o mundo continua...

Gratidão, paz na mente até o próximo texto.

 

Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski

 

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

3 thoughts on “O que aprendemos em 10 anos pela MKaPlus

  1. Parabéns equipe MKaPlus!! Não tenho dúvida que vocês têm contribuído significativamente para melhorar nossa vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *