Aprendendo com um pé de jabuticaba: uma lição para a vida

Por Paulo R. Käfer

Cara Leitora. Caro Leitor.

Quando eu era criança, na casa dos meus avós tinha uma jabuticabeira. Entrava ano e saía ano e nada de jabuticabas. Eu me perguntava: afinal de contas, quando é que vai aparecer jabuticabas nessa árvore?

Um tempo mais tarde fiquei sabendo que um pé de jabuticaba leva de 10 a 15 anos para dar frutos. Ou mais.

Tudo tem seu tempo!

Na natureza, tudo tem seu tempo certo para acontecer. Assim é na vida, assim é na carreira, assim é nos negócios. E acho que isso se aplica aos relacionamentos também.

Para tudo que pensarmos em realizar há um processo que requer tempo, dedicação, treinamento, estudo, empenho e assim por diante.

Querer resultado imediato sem esforço é pedir demais! E quase tudo que surge rápido, rapidamente tende a desaparecer.

Não existe sucesso instantâneo, da noite para o dia. Não existe uma fórmula mirabolante ou algum segredo guardado em um baú que revela como ter uma carreira bem-sucedida em questão de meses.

Não há uma varinha mágica que transforma uma empresa recém aberta em um negócio próspero.

Como uma jabuticabeira tem um tempo natural para frutificar, uma empresa tem um tempo certo para começar a ir para a frente.

Um pouco mais de persistência!

Assim, um empresário ou uma pessoa que está investindo na sua carreira precisa ter muitas qualidades, mas certamente duas são essenciais: visão de longo prazo e persistência.

Visão de longo prazo para compreender que tem a hora de plantar, cultivar e o momento de colher. Bons resultados não surgem sem dedicação e comprometimento com o negócio ou com a carreira. E persistência para não desistir facilmente.

Como empreendedor na área de treinamentos empresariais, pensei em desistir várias vezes no começo. Tipo, várias. Mas uma “voz” na minha cabeça dizia para continuar. Então… Eu persisti. Foi uma das melhores decisões da minha vida!

Andei por esse Brasil afora conduzindo muitos treinamentos abertos, algumas palestras e vários cursos in company. Aprendi sobre a natureza humana. E essencialmente aprendi sobre mim mesmo.

E paradoxalmente, ajudar as pessoas a irem além do que elas acham que são capazes me ajuda a ir além do que eu acho que sou capaz. Aprendi que ninguém transforma ninguém sem ser transformado também.

Apesar dos desafios de se trabalhar com Educação Empresarial, tudo valeu muito a pena, nesses anos. Até o preparo de slides e apostilas na madrugada…

Mas já pensou se eu tivesse fechado a empresa nos anos iniciais? E o meu sonho de mudar o mundo para melhor com treinamentos empresariais? A jabuticabeira não desiste. Por que eu iria desistir?

Nas palavras de Albert Einstein: “mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir”.

E você? Como está a sua persistência? Como anda sua determinação e entusiasmo de fazer um trabalho notável? O que falta para aquele seu projeto sair da gaveta e ganhar vida? E aquele sonho? Você está dando os primeiros passos para realizá-lo?

Superando desafios, contornando obstáculos!

Eu sei. Nem sempre é fácil. E se fosse não teria muita graça. O tédio detesta coisas fáceis.

Há muitas pedras no caminho, contratempos, desafios. Obstáculos não faltam. Mas aprendi em quase 43 anos de vida, que superar desafios e principalmente, superar a si mesmo, traz uma felicidade indescritível.

E nos torna mais fortes, mais resilientes, mais humanos e mais sábios. Sobretudo mais confiantes.

Ter um desafio pela frente e acreditar que é possível superá-lo é meio caminho andado para o êxito. O quanto você acredita no seu potencial? Qual o tamanho da sua fé em você mesmo?

Nas palavras do grande mestre das artes marciais, Bruce Lee: “seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o”!

Resmungar não resolve problemas. Se opor ao obstáculo ou resistir a ele não é a melhor estratégia para superá-lo. Esse é o ponto.

Excelentes resultados surgem como consequência de um trabalho de primeiríssima qualidade. Não existem atalhos. Simples assim.

Não devemos hesitar em dar o nosso melhor em qualquer circunstância. Assim, ficamos mais perto da maestria.

Aprendi com a jabuticabeira: tudo tem seu tempo. Temos que ter paciência, confiança inabalável e fazer o melhor que podemos fazer. Com o tempo os doces frutos do nosso belo trabalho aparecem.

E o mais importante: nunca desista de si mesmo. Siga em frente, com serenidade, coragem e amor no coração.

Espero ter contribuído de alguma forma com essas reflexões. Agradeço sinceramente a sua visita aqui no blog, grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

 

 

12 thoughts on “Aprendendo com um pé de jabuticaba: uma lição para a vida

  1. Excepcional o texto. Estamos vivendo o momento do saber FAZER. E, sua escrita nos leva a crer que quem sabe fazer um dia recebe a recompensa.

    Parabéns!!!

    Alvina Santos – Gestora Organizacional
    Assertho´s Capital Humano Ltda

    • A sabedoria se manifesta na ação. Fazer um bom trabalho e agir com consciência é sempre um bom caminho. Se vier o reconhecimento logo, que bom. Se demorar um pouco, que bom também. O importante é cada um dar o seu melhor.
      Muito obrigado pelo comentário, Alvina.
      Sucesso.

  2. Acho fundamental que a gente tenha a consciência de que tudo na vida tem um processo, um tempo…
    Talvez o mais importante seja perceber que enquanto “fazemos” as coisas externas, uma transformação interna vai acontecendo em nós mesmos. Vamos evoluindo, vamos aprendendo, vamos nos tornando diferentes.
    Excelente texto! Parabéns pela reflexão!

    • A consciência da ação é um dos mais belos caminhos para uma vida plena. Quanto mais estamos conscientes do que fazemos e de como fazemos, mais a nossa ação é harmônica, benéfica, produtiva.
      Valeu! 🙂

  3. Recentemente li que as frustrações são obstáculos para desviar a rota do sucesso.
    Quem vence as frustrações, dá um passo para frente e aproxima da realização.
    No caminho da vida, surpresas aparecem de forma agradável e desagradável, porém, comemorar as conquistas, ignorar as frustrações, pode ser uma estratégia que nos mantém firme na caminhada rumo aos nossos objetivos.

    • Bem lembrado, José.
      E geralmente, quanto maior a expectativa, maior a frustração. Nesse sentido, gerenciar a expectativa também é uma boa estratégia para evitar algumas frustrações.
      Obrigado pelo comentário.

  4. Paulo

    Eu também acredito que primeiramente deve acontecer uma reforma interior até o alcance da meta que estabelecemos, pois durante o processo da travessia, precisamos desenvolver algo muito importante que nos ajuda a fazer os contornos , como o exemplo da água e da pedra citado no texto. A Sabedoria é a grande mestre é a luz é o guia, que nos mostra o caminho, precisamos estar em sintonia, para que possamos perceber. Para adquirir este aprendizado precisando de tempo e cada um de nós, precisa de um tempo diferente. O Universo é sábio.
    Gratidão pelo excelente texto
    Um abraço!
    Joelma

  5. As vezes somos imediatistas e esquecemos que tudo tem o seu tempo para acontecer. Excelente reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *