O ingrediente especial que faz toda a diferença

Por Paulo R. Käfer*

Aquele bolo era realmente delicioso. Irresistível. Seu aroma, quando recém-saído do forno, se espalhava por toda a casa. Se a felicidade tivesse um cheiro, seria esse.

Qual a receita para que ficasse tão saboroso? Não sei. Mas o que eu sei é que tinha um ingrediente especial que faz toda a diferença: uma pitada de amor!

Em tudo na vida, podemos simplesmente fazer algo por fazer ou realizar com amor. É muito diferente uma comida preparada com cuidado, capricho e amor em relação à outra feita de qualquer jeito. Talvez não possamos mensurar isso, mas podemos sentir. É algo mais sutil. Vai além da estética ou do paladar. São coisas do coração.

Existem pessoas que melhoram o dia de outras pessoas. Com gestos simples, mas sinceros. Pode ser através de um olhar compreensivo, um sorriso genuíno ou uma gentileza que surpreende.

Essas pessoas são um verdadeiro oásis para suas famílias, para as empresas pelas quais trabalham e para o planeta. Elas oferecem o que têm de bom, doam tempo e recursos para deixar esse mundo um pouquinho melhor. Elas são como um sopro de esperança para a humanidade.

Podem ser raras, mas elas existem. E quando temos o privilégio de conhecê-las, elas não saem facilmente da nossa memória.

Elas têm uma noção exata do seu papel e desempenham brilhantemente o que se propõem a fazer. Elas se destacam. Elas brilham. Elas dão o exemplo. Elas têm paixão por servir. São prestativas e generosas. Elas deixam a sua marca no mundo. Elas inspiram.

Essas pessoas são como anjos aqui na terra. Basta entrar em contato com uma delas, para que nosso dia fique melhor e mais iluminado.

O que essas pessoas têm em comum? Elas colocam amor naquilo que fazem! Temperam suas vidas diminuindo sofrimentos alheios e catalisando alegrias. Demonstram extraordinária ternura, prestam auxílio, colaboram e não pedem nada em troca. Sua ação no mundo é desprovida de interesses secundários, porque elas carregam consigo o ingrediente especial que faz toda a diferença.

Um mundo mais humano é possível se cada pessoa colocar um pouquinho de amor em cada passo, em cada tarefa, em cada conexão. Se cultivarmos mais amor em nossos corações, nossa jornada será mais significativa, nosso trabalho mais produtivo e nossa existência mais grandiosa.

Podemos pensar no amor sob muitos ângulos, como o amor romântico, tão bem retratado pelo cinema, o amor materno ou o amor pela natureza. Mas também podemos considerar o amor que emana de nosso ser e reverbera em nossas ações. Talvez esse amor seja a mais elevada expressão da natureza humana.

Nas palavras de Osho: “Eu amo porque meu amor não é dependente do objeto de amor. Meu amor é dependente do meu estado de ser”.

Acho interessante alcançar esse estado, porque onde há amor, sobra pouco espaço para o medo. Sim, amor fornece confiança! E cultivando esse “estado de ser” em nossa rotina diária, mudamos o mundo.

E quer saber? Podemos fazer as tarefas mais banais do cotidiano com amor, preservando a objetividade e o pragmatismo que as situações exigem.

Afinal de contas, sem amor uma família é só um grupo de pessoas. Sem amor, um trabalho é só movimento. Sem amor, viramos máquinas. Sem amor, o mundo perde a graça. Com amor, a vida ganha sentido. E um bolo feito com amor pode ser muito mais delicioso.

Paz na mente, grande abraço e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus com mais de 10 anos de experiência em Treinamentos Empresariais. É instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

>>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

10 thoughts on “O ingrediente especial que faz toda a diferença

  1. É Incrível a grandiosidade das palavras que dão origem aos textos que vocês constroem e como é bem vindo e acolhido por mim que sou muito grata pela oportunidade de acesso.
    Deus continue iluminando vocês!

    Joelma

  2. Sempre acreditei que o que passa pelo coração sai batizado e aí pode se confiar na razão!
    O contrário é perigoso….Podemos desenvolver a inteligência nas escolas mas apurar os sentimentos requer mais sabedoria…e isso vem com a contemplação nas coisas mais simples, que por vezes nem percebemos a importância nelas contida.
    Parabéns Paulo! Que mensagem linda. Acredito muito!
    Forte abraço

    • Rita, muito obrigado por suas palavras. Concordo com você e acredito no equilíbrio entre pensamento e sentimento, razão e emoção para uma vida de qualidade. No mundo atual, parece que há uma ênfase na lógica, na razão e menos na intuição e imaginação. Quem sabe, todos nós precisamos ler mais poesia, voltar a assistir os filmes do Chaplin e como você disse: contemplar as coisas mais simples, como por exemplo, o canto dos pássaros ou os pingos da chuva molhando a grama.
      Saudades de você e de toda turma 32 da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©.
      Grande abraço.

  3. Pode parecer incrível, mas acabou de descrever minha mãe. Ela é generosa, atenciosa, dedica seu tempo a toda família, e gosta dessa dedicação. Não importa se ela vai fazer uma festa, lavar uma roupa ou ir ao Salão, tudo ela faz com amor!!

  4. Realmente Paulo suas palavras fazem a diferença em nossos dias. Muitas vezes lembrei de que quando fazemos com amor tudo ganha mais sentido como disse, hoje coloco um pouco mais de amor no que faço, e sinto-me tão gratificada até com simples ações sem esperar por agradecimento.

  5. Realmente quando se faz aquilo que gosta colocando este estado do ser consegue-se muito, pois motiva e incentiva à criatividade, ao empenho, à sensibilização para o prazer e, acima de tudo, ao ser produtivo, tornando ambiente saudável e renovador.

  6. Penso que devemos dar mais poder aos indivíduos para que estes desenvolvam sua capacidade de amar e compreender o outro, como acredita a psicóloga Carol Dweck da Universidade de Stanford.

  7. O texto é um síntese de tudo que precisamos na vida. Se todos amassem o mundo estaria e seria bem melhor. É tão normal ausência do amor que muitos o confundem com o respeito. Quem exercita a prática de amar verdadeiramente percebe a razão de existir. O texto é magnífico, muito bem escrito. Parabéns!

    • O texto é maravilhosa, comunga com o que acredito e vivencio, fazer tudo com amor. O mundo será bem melhor quando as pessoas exercitarem.
      Paulo seus textos são verdadeiros. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *