Diga não com sabedoria

Por Paulo R. Käfer*

Imagine a seguinte cena: uma pessoa chega em casa extremamente cansada depois de um dia de muito trabalho, mal senta no sofá e toca o telefone. Ela atende e ouve a voz do seu amigo boêmio dizendo para ela se arrumar, porque vai rolar a festa.

Ela comenta que está exausta, tem uma reunião importante com um cliente na primeira hora da manhã e está aflita porque seu dia deveria ter pelo menos mais umas 4 horas de brinde para conseguir fazer tudo.

O amigo insiste:

– Pare de fazer tanto drama. Passo aí para te pegar em 20 minutos.

Ela concorda, vai à festa, se arrepende porque dormiu pouco, nada de interessante aconteceu e quando o despertador toca na manhã seguinte, ela ainda sonolenta se pergunta:

– Por que, afinal de contas, eu disse sim quando precisava dizer não?

Essa cena é fictícia, mas bem próxima da realidade, não é mesmo?

Para sermos produtivos e realizar feitos notáveis precisamos dizer não para compromissos e atividades que podem atrapalhar o nosso desempenho na vida pessoal e profissional. Não é mais inteligente e estratégico dizer não de forma gentil do que reclamar da falta de tempo?

Acredito que pessoas produtivas tem algo em comum: sabem dizer não com assertividade e consciência. Não perdem tempo com futilidades e abdicam do supérfluo. Elas dirigem sua atenção para o que é primordial e imprescindível.

Podemos dizer não para muitas coisas, por exemplo: dizer não à sobremesa atraente, mas mega calórica. Dizer não para aquele projeto que a gente sabe e sente que não vai dar em nada e só nos suga a energia. Dizer não a convites para programações que somente nos fazem perder tempo e dinheiro. Dizer não para informações irrelevantes. Dizer não para velhos hábitos que não são mais efetivos…

A ideia é dizer não a tudo que nos tire do nosso foco em ser o melhor ser humano que podemos ser. E para tudo que nos desvia de um caminho com sabedoria, podemos dizer um retumbante e categórico não. E quando dizemos não para a irrelevância, estamos dizendo sim para a produtividade.

arrow
Dizer sim a tudo, sem critérios só complica a nossa vida. Acabamos comendo demais, comprando demais, falando demais, indo a lugares que não gostamos e realizando atividades desnecessárias. Aprender a dizer não, pode melhorar nossa qualidade de vida e até nossas finanças pessoais. E claro, sobra mais tempo para desfrutarmos a vida e ficarmos mais tempo com a família e os amigos.

Assim, é preciso cautela, reflexão profunda e bom senso na hora de decidir entre o sim e o não. Se assim o fizermos, podemos dizer sim para aquilo que realmente agregará valor em nossas vidas: bons relacionamentos, projetos interessantes, contribuição altruísta e oportunidades de aprendizagem.

No mundo empresarial, também precisamos dizer não para sermos mais efetivos. Eu e minha sócia, em uma reunião de planejamento para 2015, verificamos que o número de ideias que nós tínhamos era muito superior a nossa capacidade de implementação. Esse é um dos grandes dilemas dos empreendedores: diante de tantas oportunidades, ideias e projetos, onde vamos colocar nosso tempo, energia e investimento? O resultado da reunião: a gente disse não para um monte de ideias e ficamos somente com aquelas que julgamos realmente significativas.

arrow
Em um mundo de infinitas opções, saber dizer não é importante para a própria sanidade. E é uma das melhores estratégias para mantermos o foco nas coisas pelas quais dizemos sim com assertividade: sim para um grande amor, sim para um trabalho alinhado com nossa missão de vida, sim para uma alimentação saudável, sim para ser útil aos outros, sim para edificar um mundo mais humano, sim para um caminho de paz.

Embora não seja fácil dizer não, há momentos em que precisamos recusar algo. E aí vai uma dica: quando a gente disser não para distrações que consomem tempo valioso, que seja com firmeza. E quando a gente precisar dizer não para alguém, que seja com empatia, respeito, gentileza e bons argumentos. Assim, a pessoa compreenderá mais facilmente nossos motivos por trás do não.

O tempo é precioso, a vida é uma dádiva e a nossa jornada é feita de escolhas. O que é realmente importante para você?

A sabedoria está em dizer não para tudo aquilo que não faz sentido e não está de acordo com nossos valores e princípios e em saber dizer sim aos caminhos que levam a um patamar de existência mais elevado.

Paz na mente, grande abraço e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus com mais de 10 anos de experiência em Treinamentos Empresariais. Empreendedor, adora ler e escrever e é admirador incansável da natureza. É instrutor da Formação de Multiplicadores - Facilitador Coach© com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

>>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Facilitador Coach

8 thoughts on “Diga não com sabedoria

  1. Este texto nos faz pensar quantas vezes quando pequenos ouvimos a palavra não, é quase um mantra em nossas vidas. De tanto ouvir devíamos crescer sabendo o momento de utilizá-la, porém, os conceitos que nos são implantados quase que sublinarmente fazem com que deixemos de aplicar quando necessário. Entretanto, no decorrer da vida e após vivenciar experiências, na maioria das vezes desagradáveis é que nos apropriamos então do poder do não e passamos a utilizá-lo. Há quem diga que dizer sempre sim a tudo e a todos pode ser um momento em que passamos por estado de baixa estima ou necessidade de sermos aceitos pelas pessoas. Pelo sim pelo não, por respeito e amor próprio é fundamentalmente indispensável utilizar com gentileza e sabedoria a palavra NÃO sempre que nos sentirmos invadidos, usados ou prejudicados por qualquer situação.
    Parabéns pelo texto.

  2. Paulo, seus textos me instigam positivamente, é claro, a pensar, analisar e despertar muitas coisas que estão adormecidas, muitas delas, que no dia a dia cheios de atribulações acabam passando despercebidas. Neste momento me refiro a todos os temas que você tem abordado, e que para mim tem sido de grande valia.

    Abraços.

  3. Seu texto é mais do instigante, pois no mundo contemporâneo as pessoas estão sem limites, exatamente por não ouvirem esses nãos durante sua formação, em especial os jovens, que se tornam sem limites. Vê- se também os problemas advindos deste não, não falado que são a impunidade e a corrupção, a falta de motivação para crescimento inovador e criatividade. Concordo plenamente que precisamos, durante a vida ouvir os nãos, porém com explicações viáveis aos momentos. O NÃO pelo Não não acrescenta, porque deve haver o diálogo claro e explícito das condições exigidas do momento. Grande abraço

  4. Olá meus queridos Paulo e Jaqueline

    Venho primeiramente lhes desejar parabéns, pelo excelente trabalho que vocês vem realizando junto as empresas. Tenho acompanhado sempre que posso, o blog e as matérias que vocês publicam, e posso dizer que são muito valiosos e proveitosos os ensinamentos que me é repassado.

    Abraços Eunice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *