Reserve momentos para apenas ser

Por Paulo R. Käfer*

Olhando o movimento das nuvens, eu acalmo minha mente. Ouvindo o barulho da chuva, silencio meu interior. Sentindo o vento na minha face, meu coração se alegra. Contemplando o voo do pássaro, experimento a paz. Vendo as ondas do mar, compreendo a realidade. Faço uma pausa para ficar comigo mesmo e me encontro…

Vivemos na era da ação. Fazer, fazer e fazer. Produzir, alcançar e realizar. E de maneira incessante. Essa parece ser a nova e estranha ordem das coisas. Parar? Nem pensar! Mas a que custo? Vale a pena acumular muitas atividades, preocupar-se desnecessariamente, pensar demais e sobrecarregar-se além da capacidade física e mental, sem fazer pausas e intervalos para revigorar-se?

Devido à correria diária, creio que são poucos os que destinam um tempinho para “limpar” a cuca, organizar as ideias e reordenar os pensamentos. Isso é paradoxal, já que reservando alguns momentos do dia para apenas ser, reduzimos a velocidade dos pensamentos, melhoramos nosso diálogo interior e voilà: a serenidade e a paz interior chegam de mansinho.

Além disso, a maioria das pessoas quer alcançar altos níveis de desempenho. Isso é bom. Eu mesmo trabalho em meus cursos para ajudar as pessoas a terem alta performance no trabalho, em seus treinamentos e na vida. Mas é preciso levar em consideração algo extremamente importante: nosso desempenho depende de uma mente serena, límpida e focada.

E para alcançar esse estado mental, precisamos dar um tempo para a cabeça de vez em quando. Esse, talvez seja um dos grandes segredos de quem entrega resultados acima da média: sabe que precisa parar um pouco para voltar com tudo e… “Performar”.

Ou seja, reservando um tempinho para apenas ser, pegamos impulso para fazer melhor, ficar mais alerta, elevar nossa disposição e até mesmo, compreender melhor a realidade. E pensando bem, até o seu celular precisa recarregar!

Reservar alguns momentos para apenas ser é desligar-se por alguns momentos do turbilhão de pensamentos que surgem na mente. Podemos meditar, contemplar a natureza, escutar uma música relaxante ou simplesmente não fazer nada. É interessante que cada pessoa encontre a prática contemplativa que mais combina com seu perfil.

A ideia é abstrair mesmo. Esvaziar a mente dos pensamentos irrelevantes. Para mim esses momentos sempre resultam em bem-estar, aumentam meu potencial criativo e ampliam a qualidade da minha vida.

Acredito que paz interior é um estado mental e deve ser cultivado diariamente por intermédio de pequenas pausas. Pelo menos para mim dá certo. Mas como tudo na vida, é necessário um pouco de empenho para este hábito ser incorporado. Mas tudo bem, viver é aprender.

De qualquer forma, quando estamos bem pelo lado de dentro, em paz, com a mente lúcida, nossa luz brilha mais intensa no lado de fora. Assim, não julgamos tanto, não criamos tantas expectativas irreais e diminuímos as exigências em relação a nós mesmos e aos outros. Nós nos movemos no mundo de forma fluída, em um estado de leveza.

Acredite: é perfeitamente possível alcançar esse estado. Mas precisamos reservar alguns momentos para aquietar a mente, fazer um pouco menos e ser um pouco mais. Assim nossa mente agradece e a paz interior aparece.

Grande abraço, paz na mente e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Facilitador de Treinamentos Empresariais Sênior, com mais de 10 anos de experiência na área. É Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach©  com várias turmas realizadas pela MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos.

>>> Mais sobre Paulo.

Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?

Facilitador Coach

7 thoughts on “Reserve momentos para apenas ser

  1. Adorei o texto e super concordo! Tenho pena daquelas pessoas que, mesmo de férias e na beira da praia, não conseguem largar um pouco o celular, sentar numa cadeira e relaxar a mente. Parece que a maioria das pessoas à minha volta está ligado a 220V!!! E em termos de produtividade, a quantidade de tarefas nem sempre significa qualidade ou a garantia de resultados atingidos. Reflexão e planejamento são fundamentais!

  2. A postura assinalada no texto cabe à pessoa que já atingiu a satisfação quase plena de suas necessidades. A plena é inatingível. A busca é constante. Cada um encontra da sua forma de parar – ser. Há aqueles que a velocidade é seu momento. Outros olham, diminuem a rotação para outros passarem. No céu há pontos para todos

  3. Gostei muito, estava precisando de uma leitura como está para reafirmar meus pensamentos, de que nada adianta se não houver paz no corpo e na alma principalmente, para que todas as outras coisas possam fluir de maneira mais leve neste mundo imediatista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *