Turma 39 do curso Facilitador Coach©

Realizada nos dias 20, 21 e 22/03/2015 em São Paulo, no Hotel Mercure Alamedas, a turma 39 da Formação de Multiplicadores de Treinamento – Facilitador Coach©.

O curso que está centrado em ensinar a metodologia dos 4 passos do Facilitador Coach© aconteceu em clima harmônico e interativo, com apresentações dos participantes seguidas de feedback dos facilitadores.

Conduzida pelos facilitadores e idealizadores do curso, Paulo R. Käfer e Jaqueline C. Mikulski, da MKAPLUS, o curso teve participantes de várias estados: Ceará, Brasília/DF, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Isso conferiu uma enorme diversidade ao grupo possibilitando trocas riquíssimas e muito crescimento.


Nas palavras de Paulo R. Käfer, diretor da MKaPlus e facilitador do curso:

“A alegria que habita meu coração é indescritível. Mais uma turma da Formação de Multiplicadores é realizada com enorme sucesso em São Paulo. Cada evento fortalece minha convicção de estar vivendo plenamente meu propósito e minha missão de vida.

Nesse sentido, aproveito para expressar minha gratidão a esse grupo maravilhoso e aos participantes que estiveram em todas as outras turmas. Embora muitos talvez não saibam, mas todos me ensinaram a ser melhor. Como sempre digo: aprender com os mestres é muito bom. Mas aprender com os alunos é maravilhoso.

Fico imensamente feliz de ter conhecido pessoas tão talentosas, iluminadas, conscientes, brilhantes, que entendem seu papel no mundo, desejando transmitir mais do que conhecimentos, mas transformar vidas para melhor, fazer a diferença, ampliar visões e mudar o mundo.

A VOCÊS, FACILITADORES COACHES, o meu sincero obrigado! Serei eternamente grato porque VOCÊS me fazem acreditar cada vez mais no ser humano e em um mundo melhor”.


Nessa turma, tivemos o privilégio de receber o Dr. Rubens Soares de Melo – psiquiatra de Volta Redonda, RJ (IPEVRE)  que já havia feito o curso em 2013 e veio fazer a reciclagem.

Abaixo você confere algumas fotos e depoimentos de alguns participantes.

A próxima turma (turma 40) já está agendada para os dias 21, 22 e 23/05. Informações completas podem ser obtidas no site www.formacaodemultiplicadores.com.br.

Curso Facilitador Coach ©  - Turma 39 - MKaPlus

Curso Facilitador Coach ©
– Turma 39 – MKaPlus

“Gostei da integração dos facilitadores, nitidamente percebe-se uma parceria. A tranquilidade e domínio das informações são invejáveis. O curso é de grande valia para mim que sou de RH, não só para treinamentos mas para tratamento direto com líderes. Os 4 passos vão me ajudar nas abordagens na organização.”

Cristiano Tavares – Analista de Recursos Humanos – Vitória/ES


“O que mais gostei foi da metodologia, estruturação, carga horária e conhecimento dos facilitadores. Excelente! Metodologia que estrutura e dá base para ser um facilitador de sucesso que ajuda a desenvolver pessoas e colabora para a construção de um mundo melhor.”

Lucia Helena Rosolen Alves – Sócia-Diretora – AWEN Consultoria – Campinas/SP


“A formação superou minhas expectativas porque sem ser complexo ensinou uma metodologia clara e com aplicabilidade direta. Além de questões técnicas, o aprendizado de forma humanizada me levou para uma auto análise frente aos questionamentos levantados e como contribuição para o profissional que eu quero ser.  O que mais gostei foi da abordagem dos instrutores, metodologia diferenciada, reflexões abordadas com o grupo, disponibilidade e integração do grupo.”

Rafaela Guerra Ramos – Analista de  Recursos Humanos Sênior – Vitória/ES


“O curso foi muito dinâmico, interativo, assuntos bem abordados nos levando facilmente a reflexão para uma ação. Mudou minha forma de pensar sobre minhas ações dentro e fora da empresa. Como é bom refletir, nos permite o auto conhecimento. A metodologia dos 4 passos é muito clara, objetiva e bem estruturada. Ficou muito mais claro como estruturar e aplicar um treinamento eficaz, mover as pessoas para uma transformação é fantástico! Recomendo o curso com louvor! Paulo e Jaque vocês são 10! Uma inspiração na leveza com que conduziram o treinamento. Parabéns!

Marcia Canato dos Santos – Analista de Recursos Humanos – Digisystem – São Paulo/SP


“Os 4 passos podem ser aplicados em qualquer relação, pois a todo momento precisamos evocar nos outros o melhor, provocar reflexões e silenciar, propondo mudanças e mais que isso, criando condições de transformação, em nós e nos outros. O que mais gostei foi da posição humana dos instrutores em especial ao colocarem suas trajetórias e dividirem as fontes onde se inspiram: ‘uma vela acende outras velas sem perder sua luz…’.”

Alba Fani Dill de Quadros de Matos – Encarregada de equipe de licitações – CINDACTA I (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)– Brasília/DF


“Metodologia prática, simples e profunda. Me inspirou profundamente nas decisões que pretendo tomar. O que mais gostei foi a integração do grupo e a profundidade e seriedade dos facilitadores.”

Silvia Carneiro – Técnica Judiciária – Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região – Fortaleza/CE


“Comunicação clara. Exercícios e discussões atingiram a reflexão. Adorei o fato de não ter um formato pré-fabricado nas apresentações do grupo. Tudo o que vem do coração tem maior significado. 100% presente. Aprendi que precisamos tomar consciência de somos seres humanos e quando utilizamos os 4 passos com o propósito de ensinar com amor, o resultado será transformador tanto para o aluno como para o facilitador.

Fernanda Tanko – Diretora Presidente – Buhler Sanmak – Blumenau/SC


“O curso no todo, tanto o conteúdo como a forma como foi abordado, tem total convergência com o que acredito e com a forma que entendo como eficiente para transmitir conhecimento e viabilizar transformação para as pessoas. Excelente!!! Eficiente, prático e estruturado, com relação ao método dos 4 passos. No todo, promove reflexão e transformação.”

Renata Vendrametto – Empresária/Coach – Curitiba/PR


“O curso abre a nossa mente para a inovação dentro do nosso ambiente laboral e para a vida pessoal também. Nunca imaginei que os 4 passos podem ser tão transformadores como essa metodologia. O que mais gostei foi aprender a desenvolver pessoas, linguagem utilizada (linguagem clara), indicação de filmes e livros, dinâmicas, atividades e sobretudo o feedback.”

Soraya Melo – Supervisora de Operações – VB Serviços – Recife/PE


“O curso me proporcionou uma aprendizagem mais aprofundada no que diz respeito a COACH, mostrando que essa ferramenta é poderosa desde que seja utilizada em alinhamento com o propósito de cada objetivo. A metodologia dos 4 passos é de uma simplicidade, porém se aprofunda no sentido de desmistificar o papel de um verdadeiro e consciente facilitador. O que mais gostei foi conexão com mente + físico + espiritual + emocional, abertura e proximidade dos facilitadores e experiências práticas que promoveram de forma afetiva a aprendizagem.”

Andreza Venicio – Gerente de Recursos Humanos – São Paulo/SP

Curso Facilitador Coach© - Turma 39 - MKaPlus

Curso Facilitador Coach© – Turma 39 – MKaPlus


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *