Mais foco, mais sucesso

Por Paulo R. Käfer

Quem não quer ter sucesso? Essa é uma pergunta cuja resposta a gente pode prever. Quem está disposto a colocar foco no que realmente importa? Essa resposta não é tão óbvia, não é mesmo?

A questão é: sem foco, não vamos muito longe. Foco e sucesso parecem estar profundamente interligados.

Ter sucesso está relacionado a alcançar os objetivos que a gente definiu anteriormente. Esses objetivos precisam ser significativos para nós e estarem alinhados com nossos princípios e valores. Do contrário, podemos ter sucesso aos olhos dos outros, mas continuaremos insatisfeitos.

a

Vejamos três exemplos, onde foco e sucesso se conectam.

Menos preocupações, mais qualidade de vidaUma pessoa que deseja ter uma excelente qualidade de vida, pode colocar foco naquilo que é necessário para alcançar seu objetivo, como por exemplo, desenvolver hábitos saudáveis, ter contato constante com a natureza, passar boa parte do seu tempo com a família, entre outras.

Outra pessoa pode acreditar que não existe sucesso sem felicidade e colocar ênfase em ações para ser feliz, como ser grata pela vida diariamente, desenvolver um senso altruísta, praticar ações sociais, se relacionar com pessoas de bem com a vida e assim por diante.

Já uma terceira, pode acreditar que sucesso de verdade é ter uma carreira brilhante. Então seu foco é investir em cursos, livros e outras ações de autodesenvolvimento que a ajudarão a ascender em sua profissão e ser reconhecida.

Se essas pessoas conseguirem alcançar seus objetivos, terão sucesso. Mas sem foco, será muito difícil alcançá-lo.

Então, antes de focar, é preciso saber em que focar. Para isso é importante responder algumas perguntas simples, mas fundamentais:

a

# O que é importante e significativo para mim?

# O que faz o meu coração bater mais feliz?

# Qual é a minha definição de sucesso?

a

Ter foco pode impulsionar o êxito! Mas é importante a gente refletir profundamente para focar naquilo que nos trará paz interior e bem-estar, acima de tudo.

Se uma pessoa não sabe qual a sua definição de sucesso, pode adotar a noção convencional, focar em ações equivocadas e buscar coisas que não fazem o menor sentido para ela. Focar naquilo que não acreditamos e que não faz o nosso coração bater mais feliz pode ser tão desfavorável quanto não ter foco.

Dá para fazer um monte de coisas? Sim. Dá para saber um monte de coisas? Sim. Dá para ser extraordinário em um monte de coisas e ser reconhecido por todas elas? Parece humanamente impossível. E ainda que fosse possível, imagina o desgaste físico, emocional e mental que isso acarreta!

Muitas pessoas hoje em dia reclamam da falta de tempo, já percebeu? Um dos motivos pode ser justamente a falta de foco. Nesse sentido, dizer ok para tudo o que aparece e se queixar da falta de tempo não parece ser muito estratégico. Então, mais foco, maior possibilidade de tempo livre.

O grande desafio talvez não seja fazer mais tarefas em menos tempo. O grande desafio é fazer as tarefas certas, com qualidade, em um tempo adequado.

Então, se ter foco é dizer sim para as coisas certas, também é saber dizer não para projetos e ideias que não estejam ligados aos nossos objetivos. E de tempos em tempos perguntar-se: o que eu preciso deixar de fazer?

Eis o poder do foco: se sabemos o que queremos e se está claro para onde estamos indo, fica mais fácil tomar decisões e dispensar atividades que não contribuem para o nosso sucesso.

É como se o foco nos desse coragem e disciplina suficientes para não nos desviarmos de uma rota preestabelecida, aquela que nos levará ao êxito. E eu e você sabemos que é bem fácil perder tempo com coisas irrelevantes nesse mundo abarrotado de informações e distrações.

E é bom nos lembrarmos do óbvio: nem tudo tem o mesmo grau de importância. Tem ações e tarefas que são bem mais importantes que outras. O que temos que fazer, de certa forma, é simples: identificar e colocar no topo da lista o que realmente é importante e essencial para nós e dedicar atenção a isso.

Então, se nos concentrarmos no que é realmente significativo para nós, é bem provável que colheremos resultados extraordinários em nossas vidas. Ou seja, mais foco, mais sucesso!

Espero sinceramente que essas reflexões e insights ajudem você a trilhar um caminho de sabedoria e felicidade. Paz na mente, grande abraço e até o próximo texto.

Paulo R. Käfer

Diretor e Facilitador da MKaPlus, empresa especializada em ajudar instrutores e facilitadores a terem alta performance e realizarem treinamentos fantásticos. Tem 11 anos de experiência em Treinamentos Empresariais e é Instrutor da Formação de Multiplicadores – Facilitador Coach ©, com dezenas de turmas realizadas pelo Brasil.

Mais sobre Paulo.


Todos os textos do blog possuem direitos autorais. Cópia proibida.

arrow
Gostou do texto? Achou relevante? Então que tal se cadastrar abaixo para receber nossa newsletter?


Por favor, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias com a gente. Vamos juntos criar um mundo melhor.

Facilitador Coach

2 thoughts on “Mais foco, mais sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *